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PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

TEIXEIRA, Carla M.; MARTINS, Inês Daniela Pinto; BABO, Maria Francisca Rocha  e  MENDES, Vanessa Silva. Bullying e autoestima em adolescentes. PsychTech [online]. 2024, vol.8, n.2, pp.37-50.  Epub 28-Fev-2025. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art77-2025.

O presente estudo analisou a influência dos comportamentos de bullying na autoestima dos adolescentes, considerando as variáveis sexo e escolaridade. A investigação utilizou uma metodologia quantitativa e transversal, com uma amostra de 303 adolescentes (158 do sexo feminino e 144 do sexo masculino) com idades entre 12 e 20 anos (M = 14.54; DP = 1.86), provenientes de uma escola secundária do norte de Portugal. Foram aplicados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Avaliação de Autoestima de Rosenberg, e Questionário de Bullying Físico e Psicológico. Os principais resultados evidenciaram que os comportamentos agressivos estão associados a níveis elevados de autoestima, sendo mais prevalentes no sexo masculino, contrastando com a teoria do “Modelo de Compensação da Agressão” que sugere que o bullying é motivado por baixa autoestima. O estudo também destacou diferentes padrões de bullying entre sexos, com os rapazes tendendo mais para agressão física e as raparigas para formas relacionais de bullying. Estes resultados contribuem para uma melhor compreensão da dinâmica entre bullying e autoestima na adolescência, sugerindo a necessidade de intervenções específicas por género e a importância de considerar níveis elevados de autoestima como possível fator de risco para comportamentos agressivos.

Palavras-chave : bullying; autoestima; adolescência; vitimização.

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