SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Poéticas Biográficas do Corpo Explantado: Notas Sobre Três Ensaios Visuais BrasileirosNossos Fantasmas Estão Vindo Cobrar: Giro Decolonial na Arte Contemporânea Brasileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Vista. Revista de Cultura Visual

versão On-line ISSN 2184-1284

Resumo

SANT'ANNA, Sabrina Marques Parracho; SUZANO, Débora da Silva; BARENCO, Vitória Ferreira Dias  e  DURAES, Bianca Vidal. A Arte Multifacetada: Dinâmicas Culturais e Políticas da Cidade do Rio de Janeiro. Vista [online]. 2021, n.8, e021015.  Epub 01-Maio-2023. ISSN 2184-1284.  https://doi.org/10.21814/vista.3651.

Esta contribuição busca apresentar o breve resumo de uma longa pesquisa baseada nos acontecimentos das últimas décadas na cidade do Rio de Janeiro. Este artigo percorre um trajeto que busca prioritariamente compreender o uso de aparelhos culturais e artísticos como ferramentas para um complexo processo de mudanças e perspectivas na cidade. Mudanças estas impulsionas pelo fato da cidade do Rio ter sediado dois megaeventos, a Copa do Mundo FIFA (2014) e as Olimpíadas (2016), com forte impacto nas áreas centrais e/ou turísticas da cidade. A zona portuária figura como o principal campo desta pesquisa, desde a ideia de área abandonada a centro de um polo cultural, com drásticas mudanças visuais, estruturais e simbólicas, tendo como principais exemplos a construção do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã. Uma retrospectiva da vida política da cidade assim como suas gestões municipais constroem a ideia de que a instrumentalização da arte e seu uso como ferramenta para “revitalizar” áreas da cidade parte de um projeto antigo que encontrou na vinda dos grandes eventos o momento exato para ser posto em prática. Em contrapartida, pequenos coletivos culturais autônomos surgiram na região durante esse processo, inserindo na discussão novos conceitos e significados para o uso da arte, tornando a discussão em torno da zona portuária e seus agentes ainda mais complexa. Por fim, ao analisarmos o cenário político recente da cidade, foi possível perceber a ofensiva a instituições culturais decorrente de perspectivas políticas conservadoras, o que novamente redefine o uso da arte e da cultura na cidade.

Palavras-chave : arte; política; sociologia da arte; musealização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )