Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação
versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023
Resumo
OLIVEIRA, Ana; SILVA, Ana; SA, Neusa e BRANDAO, Sónia. Consulta de enfermagem de reabilitação ao doente pós evento cerebrovascular: que desvios encontrados ao plano delineado à alta pelo enfermeiro de reabilitação?. RPER [online]. 2020, vol.3, n.1, pp.5-13. ISSN 2184-965X. https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n1.1.4579.
Introdução:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) constitui uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível mundial, da qual resultam variados défices, quer motores, quer cognitivo-comportamentais, quer emocionais. Deste modo, a enfermagem de reabilitação assume grande importância no sentido de ajudar o doente a readquirir capacidades perdidas e tornar-se novamente independente, tendo particular importância neste processo os cuidadores informais. Porém, o trabalho do enfermeiro de reabilitação não se deve restringir à fase aguda, devendo prolongar-se ao longo do tempo, nomeadamente após o regresso ao domicílio, quando os problemas relacionados com um grau de dependência superior surgem.
Objetivo:
Analisar os desvios ao plano definido à alta pelo enfermeiro de reabilitação;
Método:
Estudo quantitativo, exploratório, descritivo e retrospetivo, tendo sido incluídos 339 doentes.
Resultados:
Os doentes têm uma idade média de 71 anos, são predominantemente do género masculino e o evento vascular predominante foi o AVC isquémico. A maioria dos doentes apresentou melhoria funcional e motora após a alta. Vários problemas foram identificados na consulta e foram adotadas medidas corretivas dos mesmos, prevenindo o seu agravamento e potenciando correções futuras. Estabeleceram-se relações estatisticamente significativas entre o grau de dependência e a institucionalização dos doentes, bem como entre as alterações cognitivas e o grau de dependência.
Conclusão:
Os resultados deixaram claro que, mesmo após a alta os doentes com AVC necessitam de apoio, suporte, orientação, ensinos e treino para melhorar os resultados e prevenir complicações. Daí que, o trabalho do enfermeiro de reabilitação deve alargar-se para além da alta do doente com AVC, perspetivando o futuro com maior segurança.
Palavras-chave : Enfermagem de reabilitação; Consulta de enfermagem; AVC; Evolução clínica;.