Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação
versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023
Resumo
CARDOSO, Maria Filomena Passos Teixeira; MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira Da Silva; RIBEIRO, Olga Maria Pimenta Lopes e FONSECA, Esmeralda Faria. Atitudes dos enfermeiros especialistas face à morte: particularidades dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação. RPER [online]. 2020, vol.3, n.1, pp.76-83. ISSN 2184-965X. https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n1.10.5772.
Objetivo:
analisar as diferenças no perfil de atitudes face à morte entre enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação e enfermeiros especialistas em outras áreas.
Método:
estudo comparativo, quantitativo, transversal, com participação de 223 enfermeiros especialistas de um hospital do norte de Portugal. Como instrumento de colheita de dados usou-se o questionário. Para análise dos dados recorreu-se a estatística descritiva e analítica.
Resultados:
quanto às atitudes face à morte, nos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação predominaram as de aproximação, neutralidade, medo, evitamento e escape. Nos enfermeiros com especialização em outras áreas prevaleceram as atitudes de aproximação, medo, neutralidade, evitamento e escape.
Conclusão:
embora as atitudes positivas dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação face à morte, adquirissem um valor percentual superior, a diferença não foi significativa. Além disso, as atitudes negativas sinalizam para a necessidade de ser repensarem as estratégias de formação no contexto académico, mas também no contexto profissional.
Palavras-chave : Atitude Frente à Morte; Morte; Enfermeiras Especialistas; Especialidades de Enfermagem; Enfermagem em Reabilitação; Hospitais.