SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1EDITORIAL: Afinal o que nos diferencia dos outros enfermeiros e dos outros profissionais?ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO: DIFERENCIAÇÃO NA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DO IDOSO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

FARIA, Ana et al. FRAGILIDADE EM PESSOAS IDOSAS RESIDENTES NO DOMICÍLIO INSCRITAS NUMA UNIDADE DE SAÚDE DO NORTE DE PORTUGAL. RPER [online]. 2021, vol.4, n.1, pp.6-14.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2021.v4.n1.46.

Introdução:

Com o aumento da longevidade e declínio da função física, psicológica e social dos idosos é essencial perceber as condições sociodemográficas e de saúde que concorrem para a fragilidade.

Objetivos:

Analisar o perfil de fragilidade dos idosos de uma unidade de saúde do norte de Portugal.

Metodologia:

Estudo descritivo, transversal com 173 idosos a residir no domicílio e inscritos numa Unidade de Saúde. Como instrumento de recolha de dados usou-se um inquérito, realizado por telefone, contendo dados sociodemográficos, de saúde e o Índice de fragilidade de Tilburg (TFI).

Resultados:

Amostra predominantemente feminina com idade média de 81,11 anos, maioritariamente casados, com diversas comorbilidades e polimedicados. A representação da fragilidade foi de 60,7%, estando essa condição significativamente associada ao género, estado civil, número de doenças crónicas, polimedicação e autoperceção da saúde. Para a maioria dos idosos (83,8%), a condição de fragilidade é influenciada cumulativamente pelas dimensões físicas, psicológicas e sociais.

Conclusão:

A fragilidade é uma condição prevalente e o perfil está associado a um conjunto de caraterísticas nas quais é possível intervir retardando a progressão da fragilidade que ocorre com o envelhecimento.

Palavras-chave : idoso; fragilidade; enfermagem; envelhecimento;.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )