SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Treino em plano inclinado e a adaptação cerebrovascular à posição ortostática pós lesão encefálica: estudo multicasoA Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na Capacitação do Cuidador Informal do Idoso Dependente por AVC: um estudo quase-experimental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

versão impressa ISSN 2184-965Xversão On-line ISSN 2184-3023

Resumo

OLIVEIRA, Patrícia Assunção et al. Equilíbrio e marcha de pessoas idosas: avaliação com recurso a tecnologia. RPER [online]. 2023, vol.6, n.2, e338. ISSN 2184-965X.  https://doi.org/10.33194/rper.2023.338.

Introdução:

As pessoas idosas sofrem múltiplas alterações no equilíbrio relacionadas com a diminuição da força muscular, alterações multissensoriais e cognitivas que contribuem para ocorrência de quedas, podendo resultar em comprometimento das capacidades funcionais e até a morte. A avaliação do equilíbrio é complexa e envolve causas multifatoriais, na qual o enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação desempenha um papel fundamental, com vista a desenvolver estratégias e intervenções que favoreçam a autonomia e independência dos idosos. Neste seguimento, este estudo tem por objetivo avaliar o equilíbrio e, posteriormente, a marcha de pessoas idosas com recurso a uma tecnologia construída com base no Índice de Tinetti.

Metodologia:

Realizou-se um estudo quantitativo, do tipo transversal, descritivo e exploratório. Com recurso a técnica de amostragem não probabilística por conveniência, participaram no estudo 119 pessoas idosas de dois lares e um centro de dia do distrito de Braga. A colheita de dados ocorreu no período de janeiro a março de 2018, recorrendo a um questionário para caracterização sociodemográfica e condição de saúde e recurso a uma tecnologia (tapete) para avaliação do equilíbrio e marcha.

Resultados:

Foram avaliados 119 idosos. A utilização da tecnologia contribuiu para melhorar os movimentos realizados pelos idosos, facilitando a avaliação e interpretação dos resultados em relação ao equilíbrio e marcha pelo enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação. Na avaliação global da marcha com e sem o tapete, o uso do tapete contribuiu para movimentos mais eficazes e com associação estatisticamente significativa (p<0,05), com exceção do movimento pé ante pé.

Conclusão:

Além de facilitar a avaliação do equilíbrio estático e dinâmico, o uso da tecnologia contribuiu para aperfeiçoar a habilidade da marcha nas pessoas idosas. Ainda que seja necessária a realização de mais estudos, recomenda-se a avaliação do equilíbrio e marcha com recurso a tecnologia.

Palavras-chave : Equilíbrio Postural; Enfermagem em Reabilitação; Idoso; Análise da Marcha.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )