Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
Share
Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação
Print version ISSN 2184-965XOn-line version ISSN 2184-3023
Abstract
LOBO, Alexandra; VIEIRA, João and FERREIRA, Rogério. CUIDADOS DE ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO À PESSOA COM PNEUMONIA: ESTUDO DE CASO. RPER [online]. 2024, vol.7, n.1, e396. Epub June 01, 2024. ISSN 2184-965X. https://doi.org/10.33194/rper.2024.396.
Introdução:
A pneumonia é uma doença onde ocorre a inflamação do parênquima de um ou ambos os pulmões. É um dos principais motivos de internamento por doença respiratória e caracteriza-se por um padrão restritivo, onde há diminuição na capacidade do volume inspirado. O tratamento da pneumonia é sintomático e/ou farmacológico, em função dos agentes envolvidos, e deve ser complementado com a realização de exercícios de Reeducação Funcional Respiratória para otimizar a ventilação, prevenir e corrigir as alterações posturais, permeabilizar a via aérea e reduzir o trabalho respiratório.
Objetivo:
Identificar o contributo de um programa de Reeducação Funcional Respiratória dirigido à pessoa com pneumonia.
Método:
Estudo de Caso que respeita as guidelines Case REport. Foi implementado um programa de Enfermagem de Reabilitação dirigido aos diagnósticos identificados consoante os objetivos previstos e das necessidades identificadas na avaliação inicial da pessoa cuidada.
Resultados:
As técnicas de Reeducação Funcional Respiratória utilizadas permitiram a redução da sintomatologia associada à pneumonia, a melhoria da capacidade de exercício e da capacidade funcional, com um posterior aumento da participação nas atividades de vida diárias e consequentemente, uma melhoria da qualidade de vida.
Conclusão:
O programa de Enfermagem de Reabilitação implementado contribuiu para a melhoria da função respiratória e da funcionalidade da pessoa com doença respiratória aguda.
Keywords : Enfermagem de Reabilitação; Pneumonia; Reeducação Funcional Respiratória.












