SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1Prevalência e características de SAOS Posicional, um estudo retrospetivoTradução e adaptação cultural para Portugal do questionário “vanderbilt pediatric dizziness handicap inventory for patient caregivers” para avaliação de vertigem pediátrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

versão On-line ISSN 2184-6499

Resumo

SOUSA-MACHADO, André et al. Adaptação e validação da versão portuguesa do tonsil adenoid health status instrument (tahsi). Rev Port ORL [online]. 2023, vol.61, n.1, pp.39-47.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 2184-6499.  https://doi.org/10.34631/sporl.1069.

Objetivo:

Validação e adaptação transcultural do instrumento Tonsil and Adenoid Health Status Instrument para a língua portuguesa.

Métodos:

Foi realizado um estudo prospetivo para avaliar e comparar 51 pacientes consecutivos submetidos à operação de amigdalectomia ou adenoamigdalectomia (pré-operatório e 6 meses pós-operatório) e um grupo de controlo. Seguiram-se as orientações para o processo de adaptação transcultural, para traduzir a versão original em inglês para uma versão em português europeu. Avaliaram-se as propriedades psicométricas da versão em português europeu do TAHSI (EP-TAHSI), sua viabilidade, reprodutibilidade, consistência interna, confiabilidade, validade discriminatória e capacidade de resposta à mudança.

Resultados:

O teste de Mann-Whitney mostrou diferença estatisticamente significativa para a pontuação média entre os pacientes e o grupo controlo, com validade clínica. O valor do coeficiente de Cronbach para o EP-TAHSI para 50 casos foi de 0,946, com boa consistência interna. O teste de Wilcoxon revelou uma franca melhoria 6 meses após a cirurgia. O teste de Spearman e as correlações de Pearson foram utilizadas para avaliar os scores médios do EP-TAHSI, com significância estatística.

Conclusões:

O EP-TAHSI é um instrumento válido para avaliar o efeito subjetivo da amigdalectomia e adenoidectomia na saúde e na qualidade de vida e, portanto, é recomendado para uso na pesquisa e na prática diária da amigdalectomia e adenoidectomia. Apresenta valor no follow-up pós-cirúrgico e para questões legais que possam surgir no mesmo contexto.

Palavras-chave : Amigdalectomia; Questionário; Validação; Adaptação; Pediatria; Português; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )