SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número4Utilização de próteses auditivas nos idosos: qualidade de vida e desigualdadeEpidemiologia de abcessos cervicais profundos submetidos a cirurgia num hospital terciário português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

versão On-line ISSN 2184-6499

Resumo

PINTO, Pedro Vaz et al. Experiência cirúrgica dos internos de primeiro ano de Otorrinolaringologia em Portugal. Rev Port ORL [online]. 2023, vol.61, n.4, pp.361-366.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 2184-6499.  https://doi.org/10.34631/sporl.2076.

A prática cirúrgica é essencial na formação de novos especialistas em Otorrinolaringologia (ORL). Com este trabalho caracterizamos a experiência cirúrgica dos internos de ORL que realizaram o seu primeiro ano de internato em 2021. As 18 respostas foram obtidas através do preenchimento de um questionário e representam 82% destes internos.

A média anual de procedimentos cirúrgicos realizados foi 58, com um valor mínimo de 4 e máximo de 135. Estes procedimentos incluíram, em média, 16 amigdalectomias, 22 adenoidectomias, 18 colocações de tubos de ventilação transtimpânicos e 5 traqueotomias.

O número de procedimentos cirúrgicos realizados apresentou grande variabilidade entre os diferentes internos de ORL. O desenvolvimento futuro de objetivos cirúrgicos nacionais, adaptados a cada ano do internato, poderá ser útil para a uniformização da formação cirúrgica dos internos de ORL em Portugal.

Palavras-chave : Procedimentos Cirúrgicos Otorrinolaringológicos; Internato e Residência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )