SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Clinical assessment of sinonasal papillomas through a correlative Suspicion Index Scale.Doença Atópica do Compartimento Central índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

versão On-line ISSN 2184-6499

Resumo

SOUSA, Francisco Alves de et al. Ácido tranexâmico versus irrigações com soro quente na cirurgia endoscópica nasosinusal: uma revisão e meta-análise. Rev Port ORL [online]. 2024, vol.62, n.1, pp.75-85.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 2184-6499.  https://doi.org/10.34631/sporl.2054.

Objetivos:

A hemorragia intraoperatória pode comprometer os resultados da cirurgia endoscópica nasosinusal (CENS). O ácido tranexâmico (ATX) e a irrigação com soro quente (ISQ) demonstraram ser úteis na redução da perda sanguínea na CENS. O objetivo desta revisão foi o de comparar os resultados destas duas modalidades na CENS.

Desenho do estudo:

Revisão sistemática e meta-análise

Material e Métodos:

A investigação incluiu as bases de dados da PUBMED e Cochrane. Foi efetuada uma meta-análise que explorou os resultados do ATX e da ISQ na CENS.

Resultados:

Doze trabalhos cumpriram os critérios de elegibilidade para meta-análise. A ISQ apresentou uma redução mais significativa na perda sanguínea comparativamente ao ATX (p=0,01). Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre ATX e ISQ quanto à qualidade do campo cirúrgico (p = 0,99) e à duração da cirurgia (p=0,24).

Conclusões:

Este estudo sugere eficácia semelhante entre ATX e ISQ na melhoraria das condições operatórias na CENS, com vantagem da ISQ na perda sanguínea volumétrica.

Palavras-chave : ácido tranexâmico; soro quente; cirurgia endoscópica nasosinusal; perda sanguínea; campo cirúrgico; duração; nasal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )