SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O Mundo Sombrio das Mulheres Vítimas de Violência: Uma Análise Qualitativa dos Boletins de OcorrênciaPesquisa qualitativa na pandemia da COVID-19: Uma experiência com homens e o tema da violência doméstica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CARMONA, Ana Paula Reis; QUARESMA, Maria da Graça  e  LUCAS, Pedro. Enfermeiro Gestor de Caso na promoção da prevenção da Violência Doméstica - Revisão Integrativa. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.106-113.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.106.113.

A Violência doméstica é um importante problema de Saúde Pública devido à sua magnitude, frequência e repercussões para a saúde dos indivíduos, famílias, grupos e comunidades. É um fenómeno multifactorial definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (Taft et al., 2012) Introdução: Os Enfermeiros detêm um importante papel nas equipas de saúde, tanto no reconhecimento da situação de violência como na resposta de prestação de cuidados às vítimas e suas famílias pelo que a Liderança é uma aptidão extraordinariamente necessária e exigida aos enfermeiros para influenciar as suas equipas a prestar cuidados de enfermagem que respondam às expectativas dos utentes (Amestoy et al., 2014); Objetivos: Identificar a evidência científica sobre a intervenção do enfermeiro gestor de caso, na promoção da prevenção da Violência Doméstica. Métodos: Revisão Integrativa da Literatura de estudos indexados nas bases de dados MEDLINE (PubMed/Medline), CINAHL, Cochrane, e em outras bases de dados da plataforma EBSCOHost (LILACS, SCOPUS e Web of Science), e ainda uma pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados são referentes ao período entre 2010 e 2020; Resultados: Foram incluídos 11 artigos sobre implementação de programas de deteção e prevenção da Violência Doméstica com resultados para as vítimas, para os enfermeiros, para os enfermeiros gestores e para a eficiência das organizações, em Cuidados de Saúde Primários e em Hospitais. Conclusões: A Implementação de Modelos de Gestão de Caso melhora a resposta às vítimas de violência, com consequências na qualidade dos cuidados prestados, com aumento de resultados na prevenção. Não foram encontrados estudos relacionando o enfermeiro gestor de caso para a violência doméstica, em Cuidados de Saúde Primários.

Palavras-chave : Enfermagem; Administração de Caso; Violência Doméstica; Cuidados de Saúde Primários; Revisão..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )