Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
GE-Portuguese Journal of Gastroenterology
Print version ISSN 2341-4545
Abstract
SILVA, Marco et al. Avaliação da patência do intestino delgado na doença de Crohn: estudo prospetivo com cápsula de patência e tomografia computadorizada. GE Port J Gastroenterol [online]. 2019, vol.26, n.6, pp.396-403. ISSN 2341-4545. https://doi.org/10.1159/000499722.
Introdução: A cápsula de patência (CP) é geralmente realizada para avaliar a patência do intestino delgado, previamente à realização de cápsula endoscópica (VCE), em doentes com doença de Crohn (DC) diagnosticada. Notavelmente, a taxa de retenção da CP nos doentes com DC é significativamente superior à taxa global de retenção de VCE. Os autores pretendem avaliar a patência do intestino delgado e determinar a localização precisa das CP retidas nos doentes com DC, determinar a taxa de falsos positivos da avaliação com RFIT scanner, bem como avaliar possíveis fatores associados. Métodos: Estudo prospetivo de um centro único, incluindo doentes com DC com indicação clínica para VCE. A PillCam® CP foi realizada em todos os doentes para avaliar a patência do intestino delgado. Nos doentes com deteção positiva da CP através de um radiofrequency identification tag (RFID) scanner, 30 horas após a ingestãofoi realizada uma tomografia computadorizada abdominal (TC) de forma a determinar a localização precisa da cápsula. Resultados: Foram incluídos 54 doentes. A taxa de retenção da CP 30h, na avaliação com RFIT scanner, após a ingestão foi de 20% (11). Estes doentes foram então submetidos a TC abdominal, que detetou a CP no intestino delgado apenas em 5 (9%) doentes. Níveis mais elevados de PCR, doença penetrante e história de cirurgia abdominal foram associados com aumento do risco de retenção da CP (p = 0,007, p = 0,011 e p = 0,033, respetivamente). Na análise multivariada, houve uma associação independente entre retenção da cápsula do intestino delgado e níveis de PCR > 5 mg/dL (OR = 15,5; p = 0,03). Conclusões: A taxa de retenção da CP no intestino delgado (9%) foi consideravelmente menor do que a previamente reportada. Estes resultados mostram que, com este protocolo, os casos falso positivos do RFIT scanner ou radiografia abdominal simples podem ser evitados. Isso pode contribuir para uma aplicação mais extensa da VCE sem o risco de retenção do intestino delgado.
Keywords : Doença inflamatória intestinal; Diagnóstico e imagem; Endoscopia do intestino delgado; Endoscopia por cápsula; Imagiologia gastrointestinal.