SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Análise em tempo real do suco gástrico para exclusão de gastrite autoimune - estudo caso-controlo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

VARA-LUIZ, Francisco et al. Falência Intestinal Crónica e Síndrome do Intestino Curto em Adultos: Princípios e Perspetivas para o Serviço Nacional de Saúde. GE Port J Gastroenterol [online]. 2025, vol.32, n.1, pp.43-50.  Epub 07-Mar-2025. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000540116.

Contexto:

A síndrome do intestino curto constitui uma condição clínica devastadora e mal-absortiva, sendo a causa mais comum de falência intestinal crónica (FIC). Estes doentes carecem de suporte parentérico durante meses ou anos, idealmente em ambulatório, reduzindo as suas limitações no seu dia-a-dia.

Sumário:

Em Portugal, a Norma 017/2020 constituiu um primeiro passo oficial na abordagem da FIC, abrangendo cada vez mais doentes em contexto de ambulatório. Contudo, em Portugal não existe rede de serviços/unidades que possam providenciar nutrição parentérica domiciliária e apenas alguns centros possuem competência no tratamento de doentes com FIC, nomeadamente no manejo da fluidoterapia, nutrição oral, entérica e parentérica, complicações associadas à doença e/ou à própria nutrição parentérica domiciliária, tratamento farmacológico e ainda na prevenção/tratamento cirúrgico. Proporcionar uma adequada transição da idade pediátrica para a idade adulta constitui um aspeto fundamental que apenas deve ser operacionalizado entre centros de referência.

Mensagens-chave:

A implementação de uma rede nacional de FIC, assim como a criação de um registo nacional de FIC, com foco inicial no doente adulto, iniciarão uma nova era na identificação e abordagem adequada destes doentes.

Palabras clave : Falência intestinal; Nutrição parentérica domiciliária; Síndrome do intestino curto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )