SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Validade relativa de um questionário semi-quantitativo de frequência de consumo alimentar para adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

KISLAYA, Irina et al. Recolha de informação válida e credível em saúde: estratégias de monitorização do trabalho de campo num inquérito com exame físico. Port J Public Health [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.81-90.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000511576.

Introdução:

Os inquéritos de saúde constituem uma importante fonte de informação para conhecer o estado de saúde da população. Visto que os erros associados aos inquéritos podem afetar significativamente as estimativas, invalidando as suas conclusões, é crucial monitorizar o progresso do trabalho de campo. Este estudo teve como objetivo descrever a monitorização do trabalho de campo realizado durante o primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) referente a desvios ao protocolo e principais indicadores de desempenho (KPI).

Métodos:

Dados resultantes da observação dos entrevistadores e do controlo estatístico de qualidade de alguns dos KPI foram utilizados para monitorizar as quatro componentes do inquérito (recrutamento, exame físico; colheita de sangue e questionário de saúde), durante a implementação do trabalho de campo. Os KPI selecionados incluíram a taxa de resposta, distribuição do tempo médio de realização dos procedimentos, proporção do último dígito para medidas específicas, proporção de amostras de sangue hemolisadas e dos valores omissos.

Resultados:

A observação dos entrevistadores permitiu identificar e corrigir atempadamente desvios ao protocolo. Após a implementação de medidas corretivas, com base na monitorização dos KPI, a taxa de participação aumentou 2,5 vezes e foi observada uma redução de 4,4 vezes na não adesão aos procedimentos padronizados para a medição da pressão arterial. Após o estudo piloto, a proporção de medições com o dígito terminal de 0 ou 5 diminuiu para 19,6% e 16,5%, respectivamente. A proporção de amostras hemolisadas foi inferior a 2,5%. A proporção dos valores omissos foi minimizada comunicando-os imediatamente ao entrevistador, que poderia recontactar o participante e completar a informação.

Discussão/Conclusão:

Embora a maioria dos desvios ao protocolo tenha ocorrido durante as primeiras semanas do trabalho de campo, os resultados mostram a importância da sua monitorização continua nos inquéritos de saúde de forma a garantir a qualidade dos dados recolhidos.

Palavras-chave : Informação em saúde; Qualidade dos dados; Inquérito de saúde com exame físico; Monitorização da recolha de dados; Observação do entrevistador.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )