SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 suppl.1Internamentos hospitalares durante a primeira vaga de COVID-19 em PortugalCOVID-19 Impacto em profissionais de saúde de um hospital: desenvolvimento de um programa de gestão do risco em saúde ocupacional. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

SOUSA, Paulo et al. COMPRIME - Conhecer mais para intervir melhor: análise preliminar de fatores determinantes da transmissão da COVID-19 em Portugal, a nível municipal, em diferentes momentos da 1a onda epidémica. Port J Public Health [online]. 2020, vol.38, suppl.1, pp.18-25.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000514334.

Contexto:

O papel dos determinantes demográficos e socioeconómicos na transmissão do vírus SARS Cov2 ainda não é claro e acredita-se que varie em diferentes contextos e períodos da pandemia. A análise desses determinantes pode ajudar a gerar hipóteses sobre a transmissão e apoiar na definição de estratégias de prevenção.

Objetivos:

Identificar os determinantes demográficos e socioeconómicos que podem estar associados a maior transmissibilidade da COVID-19 ao nível do município em Portugal.

Métodos:

Pretende-se avaliar quais os determinantes que mais influenciam o número de casos diários de CO­VID-19 em 4 momentos entre março e junho (corresponde à primeira vaga da pandemia) em Portugal. Foram selecionados 60 indicadores de 5 dimensões: populacional, prevalência de doenças, economia, contexto social e mobilidade. Realizamos análises de regressão linear múltipla (RLM) (p < 0,05) e análise de rede neural artificial (RNA) para identificar preditores do número de casos diários.

Resultados:

Para RML, algumas das variáveis identificadas foram: população residente e densidade populacional, exportações, dormidas em instalações turísticas, educação, restauração e alojamento, algumas indústrias e construção civil, proporção da população que trabalha fora do município, taxa de migração, entre outros. Na RNA, algumas das variáveis identificadas foram: densidade populacional e população residente, urbanização, alunos do ensino superior, exportações, edifícios de habitação social, emprego nos serviços de produção e parcela da população que trabalha fora do município de residência.

Conclusões:

Vários fatores foram identificados como possíveis determinantes da transmissibilidade da COVID-19 ao nível municipal. Apesar das limitações do estudo, acreditamos que estes resultados podem contribuir para apoiar tomadas de decisão e abordagens de comunicação e prevenção.

Palavras-chave : Nível municipal; COVID-19; Pandemia; Modelo linear; Modelo não linear.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )