SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Patient Information Leaflets of Drugs Used in Cardiometabolic Disorders: Suitability for Use by Older Persons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Portuguese Journal of Public Health

Print version ISSN 2504-3137On-line version ISSN 2504-3145

Abstract

LEBNI, Javad Yoosefi et al. A Relação Entre o Capital Social e a Saúde Geral Entre Estudantes da Universidade de Ciências Médicas do Irão: Um Estudo Transversal. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.4-11.  Epub Apr 30, 2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000528396.

A saúde é o eixo mais básico do desenvolvimento económico e social da sociedade, que é influenciado pelo capital social. O presente estudo foi realizado com o objetivo de investigar a relação entre capital social e saúde pública entre estudantes da Universidade de Ciências Médicas do Irão. A investigação atual foi um estudo descritivo-analítico transversal. A população estatística foram os estudantes da Universidade de Ciências Médicas do Irão; ou seja 367 pessoas foram selecionadas aleatoriamente pelo método de Cochran. Os instrumentos de coleta de dados foram ficha de informações demográficas e dois questionários de capital social de Delaviz (2006) e saúde geral de Goldberg e Hiller (1979), cuja confiabilidade foi obtida por meio do teste alfa de Cronbach de 0,73 e 0,78, respetivamente. Os dados foram digitados no software SPSS-22 e analisados com estatística descritiva e testes estatísticos e de regressão. As seguintes variáveis: sexo, local de residência e escolaridade apresentaram relação significativa com a saúde geral (p < 0,05). Utilizando a regressão entre capital social e saúde pública, foi obtida uma relação estatisticamente significativa, e as duas dimensões de participação de grupo e relações em rede tiveram o maior impacto na saúde pública e revelaram 39% das suas alterações. Não foi observada qualquer relação significativa entre idade, local de estudo e estado civil com a saúde geral dos estudantes (p > 0,05). É possível aumentar a saúde geral dos estudantes através do aumento do capital social e da ênfase no aumento da participação dos estudantes no trabalho de grupo e no aumento das suas relações inter-redes.

Keywords : Saúde geral; Capital social; Estudantes; Irão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )