SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Quais são as barreiras à telerreabilitação no tratamento das doenças músculoesqueléticas?Pessoas com múltiplos problemas de saúde de longa duração: plano individual de cuidados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

MAENEJA, Reinaldo; FERREIRA, Inês Saraiva  e  ABREU, Ana Maria. Duração e eficácia de intervenções de treino aeróbio combinadas ou isoladas na cognição pós-AVC: Revisão sistemática. Port J Public Health [online]. 2024, vol.42, n.1, pp.43-62.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000535272.

Introdução:

Este estudo pretende avaliar os efeitos da atividade física na cognição de pessoas com acidente vascular cerebral (AVC). Aqui, pretendemos comparar a eficácia do uso de programas de reabilitação isolada ou combinada, bem como a duração e intensidade dos programas, para identificar as características de programas de treino ideais para reabilitação cognitiva pós-AVC.

Métodos:

Usámos as diretrizes PRISMA para realizar esta revisão sistemática e pesquisámos as seguintes bases de dados: Web of Science, Scopus, PEDRo, SPORTdiscus, PubMed, Trial Registries e Google Scholar para estudos publicados entre 2013 e 12 de abril de 2023. Incluímos ensaios clínicos aleatorizados (ECA) de intervenções que mediram o efeito da atividade física na cognição em pacientes com AVC. Restringimos a nossa busca a estudos publicados no idioma inglês. As evidências dos ECA foram sintetizadas e o risco de viés foi avaliado usando a ferramenta de risco de viés Cochrane.

Resultados:

Dos 1755 registos identificados, 34 eram elegíveis e os dados estavam disponíveis, maioritariamente com risco baixo a moderado de viés geral. Os programas de treino de reabilitação combinados revelaram-se mais eficientes quando comparados com programas de treino de reabilitação isolados, em vários domínios cognitivos. Uma intervenção de intensidade moderada, duração de 12 semanas, com três sessões semanais, mostrou-se adequada.

Discussão:

Parece que os programas combinados de treino de reabilitação são eficientes para pessoas com AVC, já que alteram as condições neuroplásticas devido à ação sinérgica ou adicional. Investigações futuras devem investigar programas combinados de treino de reabilitação, com follow-up para avaliar quanto tempo duram as melhorias registadas. O protocolo deste estudo está registado no PROSPERO, número CRD42021248533.

Palavras-chave : Acidente vascular cerebral; Exercício físico; Reabilitação cognitiva; Tipo de intervenção; Duração da intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )