SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Gestão da doença pulmonar obstrutiva crónica: Constrangimentos no percurso dos doentes e estratégias de atenuaçãoO KIT TOOL-S2 para o profissional de saúde Português: uma análise psicométrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

SANTOS, Cátia et al. Tradução, Adaptação Cultural e Validação de Conteúdo do Questionário de esotelioma Pleural Para o Contexto Português - Ferramenta Fundamental Para a Vigilância Epidemiológica. Port J Public Health [online]. 2024, vol.42, n.2, pp.101-110.  Epub 31-Ago-2024. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000538097.

Objetivos:

Descrever o processo de tradução, adaptação cultural e validação de conteúdo do questionário do Programa Nacional de Vigilância do Mesotelioma Pleural Francês (PNVMPF) para o contexto português.

Métodos:

Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed e Web of Science, no período de 1 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 2022, para seleção do questionário. Foram realizadas traduções e retraduções, cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC) por um painel de peritos (n = 9) e entrevista cognitiva com indivíduos com pelo menos uma exposição ao amianto (n = 10). Os peritos classificaram os itens numa escala de Likert (1-4) com base na sua relevância. Foram calculados o índice de validade de conteúdo ao nível do item (I-CVI), o índice de validade de conteúdo ao nível da escala com base no método da média (S-CVI/Ave) e o índice de validade de conteúdo ao nível da escala com base no método da concordância universal (S-CVI/UA).

Resultados:

A versão final do questionário PNVMPF para o contexto português resultou de um processo de tradução e validação de conteúdo. O painel de peritos considerou o questionário relevante, com um I-CVI de 0,78 em 68 das 69 questões, um S-CVI/Ave de 0,98 e um S-CVI/UA de 0,90. Os participantes nas entrevistas cognitivas referiram ter compreendido o questionário.

Conclusão:

O questionário PNVMPF validado para o contexto português está agora disponível para o estudo de indivíduos com Mesotelioma Pleural (MP) e exposição ao amianto.

Palavras-chave : Amianto; Mesotelioma pleural; Questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )