SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Gestão da doença pulmonar obstrutiva crónica: Constrangimentos no percurso dos doentes e estratégias de atenuaçãoO KIT TOOL-S2 para o profissional de saúde Português: uma análise psicométrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

SANTOS, Cátia et al. Tradução, Adaptação Cultural e Validação de Conteúdo do Questionário de esotelioma Pleural Para o Contexto Português - Ferramenta Fundamental Para a Vigilância Epidemiológica. Port J Public Health [online]. 2024, vol.42, n.2, pp.101-110.  Epub 31-Ago-2024. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000538097.

Objetivos:

Descrever o processo de tradução, adaptação cultural e validação de conteúdo do questionário do Programa Nacional de Vigilância do Mesotelioma Pleural Francês (PNVMPF) para o contexto português.

Métodos:

Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed e Web of Science, no período de 1 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 2022, para seleção do questionário. Foram realizadas traduções e retraduções, cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC) por um painel de peritos (n = 9) e entrevista cognitiva com indivíduos com pelo menos uma exposição ao amianto (n = 10). Os peritos classificaram os itens numa escala de Likert (1-4) com base na sua relevância. Foram calculados o índice de validade de conteúdo ao nível do item (I-CVI), o índice de validade de conteúdo ao nível da escala com base no método da média (S-CVI/Ave) e o índice de validade de conteúdo ao nível da escala com base no método da concordância universal (S-CVI/UA).

Resultados:

A versão final do questionário PNVMPF para o contexto português resultou de um processo de tradução e validação de conteúdo. O painel de peritos considerou o questionário relevante, com um I-CVI de 0,78 em 68 das 69 questões, um S-CVI/Ave de 0,98 e um S-CVI/UA de 0,90. Os participantes nas entrevistas cognitivas referiram ter compreendido o questionário.

Conclusão:

O questionário PNVMPF validado para o contexto português está agora disponível para o estudo de indivíduos com Mesotelioma Pleural (MP) e exposição ao amianto.

Palavras-chave : Amianto; Mesotelioma pleural; Questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )