SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Avaliação do risco soberano: o impacto de variáveis econômicas, políticas e sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Economia Global e Gestão vol.17 no.3 Lisboa set. 2012

 

EDITORIAL

Uma nova era

Paulo Bento

Diretor

director.gemr.ibs@iscte.pt

 

A Economia Global e Gestão/Global Economics and Management Review foi publicada pela primeira vez em 1996. Depois de dezassete volumes, a revista está prestes a entrar numa nova era, iniciando 2013 com uma nova editora – Elsevier – e uma nova estrutura de liderança: Editor-chefe, Chefe de redação e Editores associados.

As principais alterações percetíveis são: i) estar disponível apenas online; ii) aceitar contribuições intelectuais apenas em inglês; iii) usar somente a denominação em inglês –Global Economics and Management Review; iv) abandonar o acrónimo EGG/GEMR, escolhendo GEMRev; v) internacionalizar verdadeiramente o conselho editorial e do corpo de revisores. No entanto, a principal mudança será impulsionada por alguns ajustamentos no âmbito e na política da revista, os quais passarão a ter a seguinte redação:

A GEMRev (...) centra-se na análise de tendências e questões que surgem numa economia de mercado global em evolução. Ela procura a abertura e a convergência de diferentes perspetivas no campo das Ciências Sociais e concentra-se no paradigma multidisciplinar do desenvolvimento humano.

O objetivo da revista é publicar artigos de alta qualidade, destinadas tanto a começar novas conversas dentro e entre os diferentes campos das ciências de gestão e económica, como para replicar estudos existentes em diferentes contextos. Artigos bem concebidos, desafiando o status quo, principalmente baseadas em evidências, seriam também contribuições bem-vindas.

A revista publica investigação teórica e empírica – métodos quantitativos e qualitativos – em diversas áreas de gestão e abrange todos os setores da economia, incluindo organizações sem fins lucrativos e da economia social. O âmbito geográfico dos estudos pode ser global, nacional ou «mega-regional» com um interesse especial, mas não limitado, em economias emergentes e países de língua oficial portuguesa.

De acordo com a nova liderança, a revista apresentará conceitos avançados, abordagens preliminares e desenvolvimentos recentes, baseados principalmente nas disciplinas fundamentais da economia e da gestão. Além disso, irá incentivar submissões de investigação multifuncional e multidisciplinar que reflitam a diversidade da economia e dos vários campos da gestão.