SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1A perturbação pós-stress traumático nos socorristas de emergência pré-hospitalar: influência do sentido interno de coerência e da personalidadeDoença crónica na criança: factores familiares e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Psic., Saúde & Doenças v.8 n.1 Lisboa  2007

 

Contributos para a validação da escala de auto-estima de Rosenberg numa amostra de adolescentes da região interior norte do país

Ana Romano*1, Jorge Negreiros2, & Teresa Martins3

1Escola Superior de Enfermagem de Vila Real

2Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

3Escola Superior de Enfermagem de São João

 

RESUMO: Aplicou-se a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES) a uma amostra de 501 adolescentes, dos quais 231 (46,1%) eram do género masculino e 270 (53,9%) do género feminino, que frequentam o ensino básico e secundário na região interior Norte do País. Procedeu-se ao estudo das características psicométricas da referida escala, que no presente estudo apresentou uma consistência interna considerada satisfatória e uma estrutura factorial bidimensional, que explicava 46% da variância total. A análise factorial confirmatória corroborou o modelo de dois factores. Foi encontrada uma auto-estima global mais elevada no género masculino.

Palavras chave: Adolescentes portugueses, Auto-estima, Características psicométricas

 

Validation study of the Rosenberg self-esteem scale with adolescents of the north of Portugal

ABSTRACT: The Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES) was completed by 501 adolescents, 231(46, 1%) male and 270 (53, 9%) female, that attend the elementary and secondary school, in the interior North of the Portugal. We have made the study of the psychometric characteristics of the above-mentioned scale, which, in the present study presented a reability considered satisfactory and a bi-dimensional factorial structure, which explains (46%) of the total variance. Confirmatory factor analyses have produced the similarly results. The differences related to the gender show that the level of self-esteem is higher in boys.

Key words: Portuguese adolescents, Psychometric characteristics, Self-esteem

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

Azevedo, A.S., & Faria, L.A. (2004). Auto-estima no ensino secundário: Validação da Rosenberg Self-Esteem Scale. In X Conferencia Internacional Avaliação Psicológica: formas e contextos (pp. 415-421). Braga: Psiquilíbrios Edições.

Aznar, M.P.M., Fernández, I.I., Quevedo, R.J.M., & Abella, M.C. (2003). Diferencias en autoestima en Función del Género. Análise y Modificación de Conducta, 29(123), 51-78.

        [ Links ]

Batista, P.M.F. (1995). Satisfação com a imagem corporal e auto-estima: Estudo comparativo de adolescentes envolvidos em diferentes níveis de actividade física. Dissertação de Mestrado não publicada. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto.

Bernardo, R.P.S. (2003). Influência de um programa de desporto e aventura na auto-estima corporal e auto-estima global de adolescentes em meio escolar. Dissertação de Mestrado não publicada. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Cairns, E., Mc Whirter, L., Duffy, U., & Barry, R. (1990). The stability of self-concept in late adolescence: Gender and situational effects. Personality and Individual Differences, 11(9), 937-944.

Coelho, E.M.R.T.C. (1997). Auto-estima e orientação cognitiva em praticantes de atletismo de elite. Tese de Mestrado não publicada. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto.

Dias, M.G.F.F. (1996). Tarefas desenvolvimentais e bem-estar psicológico dos jovens. Tese de Doutoramento não publicada. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Diener, E., & Diener, M. (1995). Cross-cultural correlates of life satisfaction and self-esteem. Journal of Personality and Social Psychology, 68(4), 653-663.

Goldsmith, R.E. (1986). Dimensionality of Rosenberg Self-esteem Scale. Journal of social Behavior and Personality, 1, 253-264.

Hagborg,W.J. (1993). The Rosenberg Self-Esteem Scale and Harter s Self-Perception Profile for adolescents: A concurrent validity study. Psychology in Schools, 30, 132-136.

Hair, J.R., Josef, F., Anderson, R.E., Tatham, Ronald, L., & Black, W. (1998). Multivariate Data Analysis, 5a ed. Upper Saddle River: Prentice Hall.

Harper, J.F., & Marshall, E. (1991). Adolescents’ problems and their relationship to self-esteem. Adolescence, 26, 799 -808.

Kling, K.C., Hyde, J.S., Showers, C.J., & Buswell, B.N. (1999). Gender differences in self-esteem: A Meta-analysis. Psychological Bulletin, 125(4), 470-500.

Marsh, H.W. (1989). Age and sex effects in multiple dimensions of self-concept: Preadolescence to early adulthood. Journal of Educational Psychology, 81, 417-430.

Marsh, H.W. (1996). Positive and negative global self-esteem: A substantively meaningful distinction or artifactors? Jounal of Personality and Social Psychology, 70, 818-819.

McCarthy, J.D., & Hoge, D.R. (1982). Analysis of age effects in longitudinal studies of adolescent self-esteem. Developmental Psychology, 18, 372-379.

Mruk, C. (1995). Self Esteem: Research, theory, and Practice. New York: Springer Publishing Company.

O’Brien, E., & Epstein, S. (1983). MSEI: The Multidimensional self-esteem inventory. Odessa: Psychological Assessment Resources.

Olson, D.A., & Shultz, K.S. (1994). Gender differences in the dimensionality of social support. Journal of Applied Social Psychology, 24, 1221-1232.

Pelechado, V. (2000). Identificación e integración personal: El problema del yo. In V. Pelechado (Ed.), Psicología sistemática de la Personalidad. Barcelona: Ariel.

Pelham, B.W., & Swann, W.B. (1989). From self- conceptions to self-worth: On the sources and structures of self-esteem. Journal of Personality and Social Psychology, 57, 672-680.

Robins, R.W, Hedin, H.M., & Trzesniewski, K.H. (2001). Measuring global self-esteem: Construct validation of a single-item measure ant the Rosenberg Self-esteem scale. Personality and Social Psychology Bulletin, 27, 151-161.

Rosenberg, M. (1979). Conceiving the self. New York: Basic Books.

Rosenberg, M. (1985). Self-concept and psychological well-being in adolescence. In

R. Leach (Ed.), The Development of Self (pp. 205-246). Orlando: Academic Press.

Rosenberg, M. (1965). Society and the adolescent self-image. Princeton: Princeton University Press.

Santos, P.J., & Maia, J. (1999). Adaptação e análise factorial confirmatória da Rosenberg self-esteem scale com uma amostra e adolescentes: Resultados preliminares: In Avaliação psicológica: Formas e contextos (vol. VI, pp. 101-103). Braga: Apport.

Santos, P.J., & Maia, J. (2003). Análise factorial confirmatória e validação preliminar de uma versão portuguesa da escala de auto-estima de Rosenberg. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 2, 253-268.

Schwalbe, M.L.E., & Staples, C.L. (1991). Gender differences in sources of self-esteem. Social Psychology Quarterly, 54, 158-168.

Silbert, E., & Tippett, J. (1965). Self-esteem: Clinical assessment and measurement validation. Psychological Reports, 16, 1017-1071.

Silva, S., & Faria, L. (1999). Avaliação do auto-conceito em contexto desportivo. In A.P. Soares, S. Araújo, & S. Caires (Orgs.), Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (vol. VI, pp. 276-2889). Braga: APPORT.

Simmons, R.G., & Rosenberg, F. (1975). Sex, sex roles, and self-image. Youth Adolescence, 4, 229-258.

Schumacker, R.E, & Lomax, R.G. (1996). A beginner’s guide to structural equation modelling. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Tafarodi, R.W., & Swann, Jr., W.B. (2001). Two-dimensional self-esteem: Theory and measurement. Personality and Individual Differences, 31, 653-673.

Vaz Serra, A. (1986). A importância do auto-conceito. Psiquiatria Clínica, 7(2), 57-66.

Wylie, R.C. (1974). The self-concept. A review of methodological considerations and measuring instruments (vol. 1). Lincoln: University of Nebraska Press.

Wylie, R.C. (1979).The self-concept (vol. 2). Lincoln, NE: University of Nebraska Press.

Zimmerman, M.A., Copeland, L.A., Shope, J.T., & Dielman, T.E. (1997). A Longitudinal study of Self-esteem: Implications for adolescent development. Journal of Youth and Adolescence, 26, 117-141.

 

*Contactar para E-mail: romano_ana@portugalmail.pt

 

Recebido em 31 de Julho de 2006 / aceite em 18 de Dezembro de 2006