SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Workshop: A igualdade de género no reinventar de lideranças8º Colóquio Anual da Lusofonia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.14 Lisboa  2009

 

Colóquio Internacional

Diversidade, equidade e inclusão

Construindo um outro paradigma de escola

 

Realizou-se no dia 6 de Junho de 2009, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Auditório Agostinho da Silva, o Colóquio Internacional “DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO. Construindo um outro paradigma de Escola”.

Teve como objectivos promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Diversidade, Equidade e Inclusão e suas implicações, na sociedade e na escola; promover a reflexão sobre boas práticas, no âmbito da Diversidade, Equidade e Educação inclusiva, a nível internacional; e encontrar consensos para a reflexão e o exercício de práticas que promovam uma escola de sucesso para todos e para cada um.

Depois da sessão de abertura, a cargo do Professor Doutor António Teodoro, teve lugar a Conferência “As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios na Europa?”, apresentada e comentada pela Doutora Isabel Sanches. Os participantes foram convidados a reflectir sobre as questões que a inclusão suscita, em termos europeus, de acordo com as grandes linhas de políticas sociais e educativas e do muito que tem de mudar para que a escola se torne uma comunidade de inclusão. Para cada problema levantado foram sugeridas propostas de actuação .

Para debater os itinerários da Equidade e Educação Inclusiva, em termos internacionais, a Mestre Anabela França Mota apresentou-nos a Dr.ª Ana Maria Bénard da Costa para nos falar do itinerário português, assente no seu próprio testemunho, como protagonista do processo, a Doutora Pilar Arnaiz Sanchez, para nos dar conhecimento dos percursos realizados em Espanha e o Doutor Charles Gardou, para nos dar a perspectiva do que tem vindo a acontecer em França.

A Doutora Maria Odete Emygdio da Silva apresentou-nos a Doutora Pilar Arnaiz Sanchez, da Universidade de Múrcia, que nos contemplou com a Conferência “ Equidade, Qualidade e Educação Inclusiva: Novos Desafios para o Futuro”, onde perspectivou uma outra educação, uma educação que valorize a diversidade e possa oferecer a todos qualidade e sucesso.

Para o painel “Construindo um outro paradigma para a Escola: contemplando a Diversidade, a Equidade e a Educação Inclusiva”, o Doutor António Teodoro e o Doutor Rui Canário, fizeram-nos reflectir sobre esta temática, com um olhar de fora para dentro, ou seja, de sociólogos críticos da Educação para a Educação Inclusiva.

As reflexões conclusivas estiveram a cargo da Doutora Isabel Sanches às quais se seguiu o momento cultural a cargo do Grupo de Dança da AFID (Associação de Famílias para a Integração das Pessoas com Deficiência) que emocionou, maravilhou e extasiou o público com a beleza, a agilidade e a harmonia que aqueles jovens conseguem transmitir através da expressão corporal.

Os participantes avaliaram o colóquio, segundo o quadro que se segue:

Isabel Sanches