SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número148º Colóquio Anual da LusofoniaCongresso Internacional Iberoamericano índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.14 Lisboa  2009

 

II Seminário de Educação Inclusiva

Realizou-se, no dia 10 de Outubro de 2009, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Auditório Agostinho da Silva, dinamizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva, núcleo integrante da UID-Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos, do Instituto das Ciências da Educação, o II Seminário de Educação Inclusiva.

Teve como objectivos promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Educação Inclusiva e suas implicações, na sociedade e na escola, promover a reflexão sobre boas práticas, numa procura de comunicação com a diferença, e encontrar consensos para a reflexão e o exercício de práticas, tendo como ponto de partida a diversidade dos públicos.

Este segundo Seminário sobre Educação Inclusiva foi aberto pela Professora Isabel Sanches, centrando a sua reflexão no questionamento desta temática em função da possibilidade da sua prática, da sua necessidade e oportunidade e das condições a criar para a sua efectivação.

Os dois momentos culturais, um a cargo do Grupo de Dança da AFID (Associação de Famílias para a Integração das Pessoas com Deficiência) e o outro da responsabilidade dos Cantores da CERCITEJO (sob a direcção de Maria de São José Cordeiro) foram dois momentos altos do Seminário. O grupo de Dança cativou e fez suspender a respiração com a beleza, a agilidade de movimentos e a harmonia da expressão corporal do grupo. Os Cantores levaram atrás de si o público, numa interacção contagiante de grande cumplicidade e de emoção. Estes dois momentos suscitaram, sem dúvida, nos participantes, uma grande reflexão, em torno do que são capazes as pessoas com deficiência mental, quando apoiadas e amadas.

O Painel Comunicar com as multideficiências na escola e na sala de aula, moderado pela Mestre Maria Eugénia Ferreira, fez-nos reflectir, sobre os conceitos teóricos e sobre as boas práticas realizadas, pelos bons e empenhados profissionais, com a participação da Doutora Isabel Amaral e da Drª Julieta Brás.

Apresentado pela Mestre Anabela França Mota, seguiu-se o Painel Lançar pontes para a vida activa, com o Dr. Fernando Vieira, o Mestre Álvaro Santos e Ana Clara Cruz. Cada um deles, à sua maneira, mostrou como é difícil “subir a escarpa” para chegar ao mundo do trabalho e como é grande a satisfação dos que, apesar de tudo e de todos, conseguem lá chegar. Foi enternecedor o testemunho de vida da Ana Clara que, apesar da sua deficiência, vai subindo degrau a degrau a “escarpa” da sua vida.

A comunicação continuou, desta vez com os autismos, na escola e na sala de aula, com a Doutora Isabel Sanches, como moderadora, com o Doutor Edgar Pereira, que, baseado na evidência científica, procura fazer-nos reflectir sobre os processos comunicacionais com as pessoas afectadas com autismo e com a Dr.ª Anabela Cardoso que nos deu testemunho da sua prática com crianças afectadas com esta problemática.

As questões teórico-práticas foram ainda contempladas, através dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do mestrado em Educação Especial, com o Painel Praticar as aprendizagens com os pares na escola e na sala de aula, moderado pela Mestre Margarida Dias Costa, com a colaboração das mestrandas Gertrudes Maria Belas Anica e Inês Soares Vaz.

A síntese comentada das temáticas abordadas no Seminário foi da responsabilidade da Doutora Maria Odete Emygdio da Silva.

O Seminário teve um total de 203 inscrições, tendo-se verificado um total de 150 participantes. Participantes e Comissão organizadora deste segundo Seminário de Educação Inclusiva fizeram um balanço muito positivo do mesmo, ficando a promessa de realização do terceiro, no início do próximo ano lectivo.

Isabel Sanches