SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Entrevista a Maria Helena da Cruz Coelho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Med_on  no.23 Lisboa jun. 2018

 

EDITORIAL

Editorial: Um número especial da Medievalista… dentro da nossa normalidade

A Redacção / Covadonga Valdaliso Casanova e Francisco José Díaz Marcilla


 

O presente número da Medievalista é uma edição especial. Não porque quebre a absoluta regularidade de publicação da revista nem porque se tenha alterado o figurino a que habituou quem nela publica ou quem a consulta. Fiel às nossas exigências também neste campo, o número é disponibilizado na data normal, no início do semestre a que respeita. Mas especial porque, embora discutido e pensado várias vezes, nunca antes fora possível preparar e oferecer um verdadeiro dossier temático. Graças ao trabalho e à colaboração dos organizadores do colóquio “Debuerit habere regnum. Depor e proclamar reis na Idade Média”, que teve lugar na Faculdade de Letras de Lisboa entre 12 e 14 de Outubro de 2016, e à disponibilidade de um vasto conjunto de autores, são agora divulgados vários dos trabalhos aí apresentados, depois de submetidos ao processo de avaliação por pares. Trata-se de nove artigos que, após aprovação, desenvolvem as comunicações então apresentadas e formam um excelente corpus de reflexão sobre o tema da deposição e da proclamação de soberanos medievais em diversos reinos e circunstâncias. Os textos aqui incluídos são adiante individualmente apresentados pelos organizadores do referido colóquio, Covadonga Valdaliso Casanova e Francisco José Díaz Marcilla, a quem agradecemos pela proposta que apresentaram à Medievalista e por todo o empenhamento com que participaram na preparação editorial do dossier que agora vem a público. Do mesmo modo, cumpre agradecer aos autores dos artigos por publicarem na nossa revista, dando assim mostras da confiança e do apreço que a Medievalista lhes merece.

É também publicado um artigo de Miguel Aguiar cuja temática (“As crónicas de Zurara: a Corte, a Aristocracia e a Ideologia Cavaleiresca em Portugal no século XV”) se encontra de algum modo relacionada com o referido dossier. Daí ter-se decidido incluí-lo neste número. Igualmente presentes estão as habituais secções de Recensões e Apresentação de Teses.

Uma menção especial para o Destaque, com uma extensa entrevista a Maria Helena da Cruz Coelho. Tomando como pretexto a sua aposentação e as várias homenagens que nessa ocasião lhe foram feitas, a Medievalista entrevistou aquela que é uma historiadora de referência no medievalismo português e com claro reconhecimento além-fronteiras. As respostas constituem não apenas um balanço do que tem sido uma vida dedicada à investigação e ao ensino, mas também um relevante contributo para a reflexão acerca da situação actual dos estudos e dos “usos” da Idade Média entre nós. Destaque merece também o texto de Virgílio Lopes sobre “O Complexo Religioso de Mértola e os Baptistérios de Mértola na Antiguidade Tardia”, dando a conhecer novos elementos sobre os trabalhos arqueológicos nesta vila alentejana.

Um “número especial”, portanto, que não se afasta da linha científica e da orientação editorial da Medievalista. Uma linha científica que não é de “escola” nem de “capela”, procurando definir-se apenas pela busca do rigor; e uma orientação editorial de plena abertura temática, metodológica e linguística, para todos aqueles que queiram ajudar a fazer da Medievalista o que ela sempre quis e quer continuar a ser: um instrumento de verdadeiro acesso aberto para a construção e a divulgação de estudos de qualidade sobre a Idade Média.

 

COMO CITAR ESTE ARTIGO

Referência electrónica:

“Editorial: Um número especial da Medievalista… dentro da nossa normalidade”. Medievalista [Em linha]. Nº 23 (Janeiro – Junho 2018). [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA23/editorial2301.html

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons