Editorial |
| |
| |
| |
Artigos |
| |
| · Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade Gadotti, Moacir
|
| |
| · O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação Gardou, Charles; Develay, Michel
|
| |
| · Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica. Uma perspectiva da Europa do sul Mayo, Peter
|
| |
| · Encobrimentos e emergências pedagógicas na América Latina Streck, Danilo R.
|
| |
| · A experiência coletiva como fonte de aprendizagens nas lutas do movimento sem terra no Brasil Vendramini, Célia Regina
|
| |
| · As reflexões curriculares de Paulo Freire Scocuglia, Afonso Celso
|
| |
| · Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores André, Marli
|
| |
| · O modo de ensino mútuo na formação dos mestres de primeiras letras. Uma experiência pedagógica no Portugal oitocentista Conde, Maria Teresa Barros
|
| |
| · Carta educativa: ambiguidades e conflitualidades Martins, Édio
|
| |
In Memoriam |
| |
| · Um projecto de esperança intempestiva e uma pedagogia da não-violência. Tavares, Manuel
|
| |
Testemunho |
| |
| · Timor e a Língua Portuguesa no seu Projecto Educativo Bolina, Mariette
|
| |
Recensão Crítica |
| |
| · Politiques de la nature. Comment faire entrer les sciences en démocratie Duarte, José B.
|
| |
| · Faire lécole, faire la classe. Duarte, José B.
|
| |
Dissertações |
| |
| · A construção de uma prática educativa moral e social na prevenção da (in)disciplina. Um estudo exploratório no 1.º Ciclo do Ensino Básico Pereira, Amélia Neves
|
| |
| · A avaliação do rendimento escolar. Um estudo sobre as conseqüências de um Programa de Avaliação centrado em testes padronizados no Estado do Paraná Simon, Ana Aparecida Franco
|
| |
| · Olhar fixo e mirada ausente. A Espanha representada nos manuais portugueses e o Portugal contado nos livros escolares espanhóis Morais, António Duarte
|
| |
| · Ainda há professores felizes. Histórias de vida de professores primários Lopes, Custódia Nunes
|
| |
| · Uma leitura da prática docente: formação "in loco" no Estado da Bahia Diniz, Delma Veloso
|
| |
| · Políticas e práticas de inclusão na rede pública de ensino do Município de João Pessoa-PB Soares, Gisele Barros
|
| |
| · O Curso de Formação Feminina na Escola industrial e Comercial de Évora (1948-1973). Um contributo para o estudo do ensino técnico feminino Palma, Helena Amélia Nobre Cardoso Vaz
|
| |
| · Programa de Formação Continuada: análise das implicações pedagógicas na prática docente Nascimento, Luiz Hermínio do
|
| |
| · Sintomas de stress em professores das primeiras séries do Ensino Fundamental. Um estudo exploratório Martins, Maria das Graças Teles
|
| |
| · Políticas públicas e municipalização da Educação: a construção de uma política local para o Ensino Fundamental de Três Barras-SC (1980- 2000) Reitz, Maria Dorotéia de Carvalho
|
| |
| · Maturidade vocacional: estudo diferencial em alunos do 9.º Ano com e sem Programa de Orientação Escolar Dias, Maria Margarida Marques
|
| |
| · Dificuldades de crianças na aprendizagem da leitura na 1.ª Série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino Santos, Maria Neusa dos
|
| |
| · A Educação Ambiental. Estudo sobre o currículo do Ensino Médio e as dificuldades de implementação de um projeto interdisciplinar em escolas públicas de Curitiba - Paraná Cichoski, Melita
|
| |
| · PETI: uma abordagem crítica de um programa de erradicação do trabalho infantil no Nordeste brasileiro Gonçalves, Mércia dos Santos
|
| |
| · Trabalhos para casa: práticas, funções e significados. Perspectiva dos professores do Ensino Básico, 1.º Ciclo Morgado, Natércia da Luz Tira Picos Boeiro
|
| |
| · Representações sociais de professores de escolas municipais de Lucena/ PB sobre formação e prática docentes Souza, Nívia Regina de Oliveira
|
| |
| · Ensaio de um ato educativo libertador: adaptação do método Paulo Freire na alfabetização de crianças Leite, Olívia Souza de Lima
|
| |
| · A centralidade dos manuais escolares. Relação dramática alunos/manuais/ professores Borges, Pedro Manuel Pinho
|
| |
| · Os surdos na escola secundária: as representações sociais dos colegas ouvintes Viegas, Pedro Miguel Santos Jorge de Sá
|
| |
| · O Modelo de Gestão Participativa do Projeto Escola Ativa: uma avaliação crítica em escolas rurais da Paraíba - Brasil Andrade, Wellingta Magnólia Lacerda Leite de
|
| |