logo

ISSN 2184-0180
E-ISSN 1646-9054

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Âmbito e política

    A Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes é uma publicação de Acesso Livre, indexada à Scopus, com E-ISSN e avaliação paritária cega, que publica artigos nas áreas do design, da música e artes visuais. A Revista Convergências publica gratuitamente em acesso aberto os resultados originais avaliados por pares, que explanam experiências e resultados oriundos da investigação e da prática nas áreas do design, da música e das artes visuais. Através de Artigos de Investigação Fundamental, Caso de Estudo ou Artigo de revisão da literatura, escritos por profissionais, investigadores e académicos, promove o conhecimento relativo às atividades do design, da música e de outras artes visuais, em todos os seus domínios de aplicação, bem como da sua história, do seu ensino e aprendizagem. Os autores e leitores deste jornal são sobretudo profissionais, estudantes, investigadores e estudiosos de todos os campos do design, da música e artes visuais a nível internacional. Esta é uma revista de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem qualquer custo para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores podem ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou ligar os textos integrais dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem autorização prévia do editor ou do autor, de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.

 

Forma e preparação de manuscritos

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. Os artigos deverão ser inéditos, não podem lesar direitos de autor, devendo ser submetidos exclusivamente à Revista Convergências. Não é possível submeter artigos simultaneamente à Revista Convergências e a outra revista. Podem ser considerados para nossa avaliação/publicação artigos que foram previamente rejeitados por outras revistas, tal como os autores são livres de submeter os artigos rejeitados por nós a outras publicações.

    2. Os autores são responsáveis pela verificação cuidadosa dos textos e pela qualidade e tradução dos mesmos da submissão à versão publicada do artigo.

    3. A revista aceita três tipos diferentes de artigos: – Artigos de Investigação Fundamental; – Caso de Estudo; – Artigo de revisão da literatura.

    5. São aceites artigos em português, inglês e espanhol;

    4. O título e o subtítulo são fornecidos em inglês e numa segunda língua – português ou espanhol.

    6. O resumo (limite de 300 palavras) e as palavras-chave são fornecidos em inglês e numa segunda língua – português ou espanhol.

    7. Deve indicar-se um máximo de cinco palavras-chave em português e em inglês; Tenha em atenção que as palavras-chave devem ajudar os leitores a encontrar o artigo. Evite conceitos genéricos, optando antes por conceitos que se complementem e delimitem o estudo, complementando o título.

    8. O artigo deve ter a seguinte estrutura: Introdução (assunto; problema ou questão); Estado da arte (relevância, benefícios e o que foi feito, investigado ou publicado/dito); Metodologia (métodos selecionados para responder à questão); Resultados (o que se obteve) e conclusões (discussão dos dados e o que significam); [Ver Linhas orientadoras para Artigos]

    9. Apenas são aceites artigos em formato word. As imagens a 150 dpi em formato PNG, incluídas dentro do documento Word e como ficheiros autónomos (.png).

    10. O texto do artigo deve ser escrito em Calibri, corpo de letra 12 e até um limite de de 12 páginas DIN A4, incluindo resumo, artigo, notas e bibliografia;

    11. Não é permitido escrever títulos apenas em maiúscula e não devem ser usados estilos ou automatismos do word para definir, títulos, subtítulos, texto, notas, legendas, etc Criar as notas de rodapé manualmente e no final do artigo;

    12. As referências bibliográficas devem cumprir a 7ª Edição da Norma APA (American Psychological Association,) [Ver Norma APA] para todos os componentes do artigo. Podem ser usadas até 20 referências bibliográficas, obrigatoriamente referidas no texto do artigo;

    13. Deverá submeter uma versão do manuscrito para revisão cega. Assegure-se que o manuscrito submetido (documento word e figuras) não contém dados que identificam a autoria: texto, figuras, legendas, bibliografia, notas ou mesmo no nome dos ficheiros. A identificação dos autores só é permitida no caso dos artigos aprovados e após processo de avaliação.

    14. Os manuscritos devem ser apresentados utilizando o modelo word, cuja formatação é obrigatória (para download): [Template em Formato Word]

    15. A submissão do artigo deve ser acompanhada de uma fotografia de cada autor, nome completo e nome abreviado, website institucional, e-mail, atividade profissional e resumo curricular de meia pagina A4. É igualmente obrigatório apresentar número de ORCID [Registe-se aqui] e a inclusão do o nome da instituição em três níveis (Ex: Universidade, Faculdade e Departamento/Centro), bem como a morada institucional completa: Rua, código postal, cidade, país. Esta informação será pública.

    16. A submissão tem indicar a contribuição de cada um(a) dos(as) autores(as) e colaboradores(as) na área indicada para tal. Deve ser adotada a Taxonomia para Contribuição de Autores (CRedit): [Consultar CRedit]

    17 – Não são permitidos artigos com mais de cinco autores.

[Home] [Corpo Editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2024 Edições IPCB

ReThink – Centro de Investigação em Design para o Território
Escola Superior de Artes Aplicadas
do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Avenida do Empresário, Campus da Talagueira
6000-767 Castelo Branco, Portugal

convergencias.ipcb@gmail.com