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ISSN 0872-8380
E-ISSN 2182-7427

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Âmbito e política

    A Forum Sociológico é uma publicação semestral que edita artigos originais, entrevistas, e recensões críticas em língua portuguesa, francesa, inglesa ou espanhola. Os artigos têm que ser inéditos e não podem estar a ser submetidos para publicação em outras revistas nacionais ou internacionais. Além disso, os autores não podem submeter mais do que uma proposta em simultâneo.

    Os artigos podem integrar-se nos dossiês temáticos ou ser publicados na seção “Outros artigos”. Os artigos serão submetidos a parecer de especialistas em regime de anonimato bilateral, sendo a decisão final da publicação da responsabilidade do Conselho Editorial (ver abaixo informações sobre o 'Processo de arbitragem científica e decisão sobre publicação dos artigos').

    Promove-se também a publicação de entrevistas a especialistas sobre temas relevantes no âmbito das Ciências Sociais, bem como recensões críticas de obras recentemente publicadas no país e no estrangeiro, cujas temáticas sejam pertinentes no âmbito científico de publicação da Revista. Serão também aceites e submetidos ao processo de arbitragem documentos, notas analíticas e conclusivas resultantes de trabalhos de investigação, e outros documentos considerados relevantes que não se enquadram no formato previsto para os artigos.

    É política editorial da Forum Sociológico respeitar a opção ortográfica dos autores que publica, devendo os autores explicitar, numa nota final no artigo, qual a ortografia adotada.

 

Submissão de trabalhos originais

    NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

    A revista Forum Sociológico é publicada em acesso aberto total. A submissão e a publicação dos trabalhos são gratuitas aos autores, assim como a respetiva consulta dos textos.

    Todos os originais propostos para publicação deverão ser enviados para o endereço eletrónico da revista (forum@fcsh.unl.pt).

    Os trabalhos propostos à publicação devem estar anonimizados e serem acompanhados de um ficheiro à parte no qual deverá constar as seguintes informações sobre os autores: nome, email, ORCID e afiliação institucional em três níveis – Universidade, Faculdade ou Escola, Departamento ou Centro.

    Os textos devem ser apresentados em páginas A4, a espaço e meio (norma também válida para as referências), em tipo de letra “Times New Roman”, tamanho 12, com as margens superior, inferior esquerda e direita a 2 cm. As tabelas, gráficos e figuras deverão ser numeradas de forma contínua em numeração árabe (Tabela 1 ; Gráfico 1 ; Figura 1) e deverão ser enviados em formato JPG/PNG/TIFF (com resolução mínima de 300 dpi). As citações e referências bibliográficas devem seguir a norma APA 7th Edition.

    Os artigos devem ter no máximo 40.000 caracteres (incluindo espaços, resumos, notas de rodapé, bibliografia, tabelas, gráficos e figuras, o que perfaz cerca de 18 páginas) e só serão considerados para avaliação científica caso os autores não ultrapassem o limite de caracteres estipulado. Recomenda-se que os autores sigam a seguinte estrutura para os artigos empíricos : introdução ; enquadramento teórico ; métodos ; resultados ; discussão ; agradecimentos ; notas ; referências.

    Os artigos devem ser iniciados com título, resumo e palavras-chaves no idioma principal do texto e no idioma Português e Inglês, caso o texto não seja escrito nestes idiomas – com um máximo de 1.000 caracteres (10 linhas) cada resumo, seguidos de 3 ou 4 palavras-chave nesses mesmos idiomas – e da indicação do número de global caracteres (com espaços incluídos). Os resumos deverão contemplar as seguintes informações : introdução ao estudo ; referência às abordagens teórica e metodológica ; principais resultados ; conclusões ; e relevância do trabalho.

    Os artigos devem ainda apresentar as seguintes informações: 1) declaração sobre a/s função/ões desempenhada/s por cada autor listado na produção do texto, conforme as nomenclaturas da taxonomia CRediT; 2) declaração sobre a existência ou ausência de conflitos de interesse; e 3) declaração sobre a existência ou ausência de fontes de financiamento à pesquisa.

    É política editorial da Forum Sociológico respeitar a opção ortográfica dos autores para a língua portuguesa devendo ser explicitado, numa nota final no artigo, qual a ortografia adotada.

    A utilização de material de terceiros deverá vir acompanhada de uma declaração de autorização de utilização com consentimento legal e deverá ser obtida pelos autores da publicação.

    Os autores listados nos trabalhos originais deverão cumprir todos os seguintes critérios de autoria : 1) ter contribuído de modo substantivo para a conceção/desenho do trabalho ou na recolha, análise ou interpretação dos dados ; E 2) ter contribuído de modo substantivo na escrita ou revisão crítica ; E 3) aprovar a versão final submetida, responsabilizando-se pela totalidade do trabalho realizado, incluindo as suas implicações éticas. Os colaboradores que não se enquadrem nos critérios de autoria deverão ser mencionados na seção “Agradecimentos”. A Forum Sociológico desaprova a atribuição de autoria honorária, oferecida, convidada ou fantasma nos trabalhos propostos à publicação. Neste âmbito, seguimos as diretrizes do COPE no que diz respeito às definições de autoria (disponíveis aqui).

    Ao publicarem na revista Forum Sociológico, os autores concordam com a cedência, a título gratuito e exclusivo, do direito de primeira publicação ao CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, reservando-se este o direito de o reproduzir e publicar em suporte de papel e/ou suporte digital e de o distribuir e promover por todos os meios normais à sua disposição. Além disso, os autores autorizam o CICS.NOVA, a título gratuito, o direito de disponibilização em acesso aberto do respetivo artigo nos websites da publicação e do CICS.NOVA, no Repositório da Universidade NOVA de Lisboa – o RUN, e em bases de dados e plataformas de agregação de conteúdos científicos.

    A todos os trabalhos publicados é atribuída uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - CC BY 4.0, que permite a partilha do trabalho em linha com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial.

    Os trabalhos publicados também recebem um identificador persistente, o Digital Object Identifier (DOI), atribuído através da plataforma OpenEdition Journals.



    DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS

    A revista Forum Sociológico defende e segue os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Académicas e as Práticas Base do COPE (Committee on Publication Ethics).

    O Conselho Editorial e os seus revisores científicos promovem a igualdade na publicação científica para todos os artigos e autores que colaboram com a Revista.

    As práticas de plágio, manipulação de citações e de imagens e a fabricação de dados são desaprovadas pela Revista. Todos os trabalhos submetidos para publicação serão submetidos a um reconhecido programa de deteção de plágio. Ao suspeitar algum tipo de má conduta, antes ou depois da publicação de originais, o Conselho Editorial seguirá as diretrizes do COPE, quer no que respeita à definição de plágio quer no que respeita às medidas a tomar (disponíveis aqui). A confirmação de plágio implicará a não publicação do artigo submetido assim como de outras publicações durante um período de tempo a ser definido pelo Conselho Editorial.

    Os autores indicados nos trabalhos originais deverão cumprir todos os critérios abaixo referidos : 1) ter contribuído de modo substantivo para a conceção/desenho do trabalho ou na recolha, análise ou interpretação dos dados ; E 2) ter contribuído de modo substantivo na escrita ou revisão crítica ; E 3) aprovar a versão final submetida, responsabilizando-se pela totalidade do trabalho realizado, incluindo as suas implicações éticas. Os colaboradores que não se enquadrem nos critérios de autoria deverão ser mencionados na seção “Agradecimentos”. A Forum Sociológico desaprova a atribuição de autoria honorária, oferecida, convidada ou fantasma nos manuscritos propostos à publicação. Neste âmbito, seguimos as diretrizes do COPE no que diz respeito às definições de autoria (disponíveis aqui).

    A Revista promove a transparência e a integridade na publicação científica de modo a combater quaisquer conflitos de interesses que possam emergir durante o processo de pesquisa, de escrita ou de publicação de um trabalho científico. Em casos em que se identifique um conflito de interesse por parte da Revista, de autores, de revisores, de membros dos Conselhos ou da equipa técnica, a Forum Sociológico seguirá igualmente as diretrizes do COPE (disponíveis aqui).

    Em caso de suspeitas de má conduta científica ou da necessidade de correções, revisões ou retratações em originais, estas deverão ser dirigidas por escrito para o endereço eletrónico da Revista (forum@fcsh.unl.pt). Além disso, todas as reclamações sobre a Revista, a equipa técnica, ou o Conselho Editorial deverão ser igualmente dirigidas por escrito para o email da Revista.

    Caso um artigo já tenha sido publicado online, a deteção de uma violação dos princípios éticos, da integridade da investigação científica e/ou dos princípios orientadores da Revista, pode originar a publicação de um complemento do artigo com uma errata explicativa ou, em casos graves, a retratação do artigo, sendo, neste caso, adicionada uma nota explicativa da redação com a justificação dessa retratação.



    PROCESSO DE ARBITRAGEM CIENTÍFICA E DECISÃO SOBRE PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS

    O Conselho Editorial reserva-se ao direito de publicar/não publicar os artigos recebidos, comprometendo-se a informar os autores sobre a decisão. A decisão é apoiada num processo de apreciação dos artigos com base num sistema anónimo de arbitragem científica realizado em duas fases sucessivas:

    1. Os artigos propostos são submetidos a uma primeira análise por parte do Conselho Editorial, que decide sobre a passagem dos artigos à fase seguinte de submissão a parecer de especialistas. Esta decisão tem em consideração a pertinência, o interesse e a qualidade dos artigos, assim como os critérios definidos de acordo com a política editorial da revista e as normas para a apresentação de originais.

    2. Os artigos selecionados na primeira fase são submetidos ao parecer de avaliadores, num mínimo de dois, em regime de anonimato bilateral. Os pareceres dos avaliadores irão fundamentar a decisão final do Conselho Editorial no que respeita à publicação.

    O Conselho Editorial envia os pareceres dos avaliadores aos autores de forma anónima sugerindo a realização das alterações ou correções propostas nos referidos pareceres, podendo condicionar a publicação dos artigos a uma nova apreciação das versões revistas.

    Caso os artigos que passem à segunda fase de apreciação não sejam aceites para publicação, a Forum Sociológico informará os autores acerca dos motivos dessa decisão, podendo enviar os pareceres dos avaliadores.

    A decisão final de publicação é da responsabilidade do Conselho Editorial, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores e a partir de critérios previamente estabelecidos pelo Conselho Editorial.

    Os manuscritos aceites para publicação seguirão para o processo de paginação e revisão de língua portuguesa antes de serem publicados.

    Os textos publicados são da responsabilidade dos respetivos autores.



    POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVAMENTO

    A Forum Sociológico preserva digitalmente os números que publica. Os números encontram-se depositados na íntegra e em acesso aberto no repositório institucional da Universidade NOVA de Lisboa, o RUN, repositório pertencente à Rede de Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP).

 

Submissão de dossiês temáticos

    NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOSSIÊS TEMÁTICOS

    A Forum Sociológico poderá publicar dossiês temáticos sobre temas relevantes no âmbito das Ciências Sociais.

    As propostas de dossiês temáticos deverão ser enviadas para o email da Revista (forum@fcsh.unl.pt) e deverão conter as seguintes informações:

    1. Título proposto para o dossiê;

    2. Nome do(s) coordenador(es) do dossiê juntamente com a(s) sua(s) respectiva(s) afiliação(ões) institucional(is), indicada(s) a três níveis (Universidade, Faculdade; Departamento ou Centro), e email(s) de contato;

    3. Um pequeno texto de apresentação que identifique o tema do dossiê, a sua relevância e articulação com o domínio científico de publicação da Forum Sociológico.

    A coordenação deverá indicar uma data prevista para a publicação do dossiê e também para entrega dos artigos e deverá informar o número de artigos previstos para o dossiê;

    As propostas de artigos deverão cumprir as normas de publicação adotadas pela Revista, disponíveis em Normas para apresentação de originais;

    Todos os artigos propostos serão submetidos ao Processo de arbitragem científica e decisão sobre publicação dos artigos da Revista. A coordenação ficará responsável pela seleção de pelo menos dois árbitros científicos por artigo, os quais ficam sujeitos à aprovação do Conselho Editorial.

    A Revista ficará responsável pela gestão do processo de avaliação científica (receção de artigos; envio de convite aos árbitros científicos; envio de pareceres aos autores; envio de artigos ao(s) coordenador(es) do dossiê);

    Os artigos a integrar os dossiês temáticos serão publicados segundo os critérios do Processo de arbitragem científica adotados pela revista. Em complemento, a coordenação do dossiê poderá fazer convites de publicação a especialistas no domínio em causa, os quais ficam sujeitos à aprovação do Conselho Editorial;

    No caso de os árbitros científicos sugerirem aos autores alterações ou correções, o Conselho Editorial zelará pela efetiva introdução das mesmas. A decisão final de publicação é da responsabilidade do Conselho Editorial, com base nos pareceres emitidos pelos referees, a partir de critérios previamente estabelecidos pela Revista;

    A coordenação ficará responsável pela organização e revisão final dos artigos a serem publicados e pelo Editorial do dossiê;

    A publicação do dossiê temático no ano em que é feita a sua submissão estará sempre dependente ao calendário da revista planeado pelo Conselho Editorial.



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