e-ISSN 2184-3120 |
|
O Journal of Digital Media & Interaction (JDMI) é uma revista internacional de acesso aberto, publicada duas vezes por ano, editada pelo Digital Media and Interaction Research Centre (DIGIMEDIA). O DigiMedia é um centro de investigação interdisciplinar da Universidade de Aveiro (Portugal) centrado na investigação em design de interação, classificado com Muito Bom pelo sistema de avaliação nacional. A revista aborda a investigação sobre os media digitais e a experiência do utilizador em contextos criativos, culturais e sociais. Centra-se nos desafios sócio-tecnológicos vistos de uma perspetiva transdisciplinar, fundamentada nos estudos dos media e do design de interação, bem como na interação humano-computador, comunicação, estudos culturais, design e psicologia. Áreas específicas de interesse Línguas de trabalho Os artigos podem ser submetidos em Inglês, Português, Francês e Espanhol.Publicação A revista adere aos mais altos padrões de revisão por pares (duplamente anónimos) e envolve académicos estabelecidos e emergentes de todo o mundo. A JDMI baseia-se num modelo de publicação de Acesso Aberto (Open Access - OA): acesso online gratuito, leitura gratuita, gratuito para os autores (sem Taxa de Processamento de Artigo (Article Processing Charge - APC)), disponível sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 4.0.A revista proporciona um fórum aberto para a discussão e monitorização das tendências e transformações no panorama dos media digitais; a apresentação de novos modelos de design e tecnologias emergentes para a inovação da experiência do utilizador, a apresentação de resultados de estudos empíricos e abordagens de investigação inovadoras. |
Forma e preparação de manuscritos
Processo de publicaçãoTodos os manuscritos submetidos são inicialmente avaliados pelos Editores e, se considerados adequados, submetidos a um processo de revisão por pares duplamente anonimizado. Todas as submissões e revisões por pares são efectuadas online. Os artigos devem ser submetidos eletronicamente de acordo com as directrizes editoriais (ver Template), pelo que artigos incorretamente formatados serão rejeitados. Os artigos académicos são publicados na secção Artigos do JDMI Journal e são sujeitos a um processo de revisão por pares duplamente anonimizado. Os textos de revisão são publicados na secção Reviews do JDMI Journal e não estão sujeitos a revisão por pares. Após a submissão do manuscrito ao Editor, este é enviado a leitores anónimos para revisão por pares. Cada manuscrito é revisto por dois/três revisores independentes seleccionados do conselho editorial ou por revisores externos convidados a rever submissões específicas. Os manuscritos podem ser rejeitados ou devolvidos ao autor antes de serem enviados para revisão por pares se o âmbito, a estrutura ou o conteúdo não tiverem qualidade suficiente. Os autores são notificados da aceitação, rejeição ou necessidade de revisão no prazo de um a dois meses. Os artigos podem ser devolvidos ao autor para revisão uma ou mais vezes. Após a aceitação de um manuscrito, este é editado no gabinete editorial, onde será estilizado de acordo com o estilo da JDMI, e devolvido ao autor para aprovação antes da publicação. Depois de um manuscrito ser aceite para publicação, o processo de edição e produção demora normalmente cerca de um mês. Um artigo aceite pode não aparecer no número imediatamente subsequente da revista, a critério do editor.
Não há taxas de processamento para autores. A publicação é de acesso totalmente aberto, não sendo aplicadas quaisquer taxas, quer aos autores, quer aos leitores, em qualquer altura. ArtigosOs autores são convidados a submeter artigos académicos, no âmbito dos objectivos e âmbito declarados do Journal of Digital Media and Interaction (JDMI). As línguas de publicação da Revista são: Inglês, Português, Espanhol e Francês. Os artigos devem ser anonimizados para revisão por pares duplo-cega. Os artigos devem seguir as Template Guidelines, e devem ter entre 4000 e 7000 palavras. ReviewsO JDMI aceita também recensões de livros/filmes/jogos/apps de interesse no âmbito do Journal of Digital Media and Interaction (JDMI). As recensões devem ter entre 1000 e 2500 palavras. Envio de manuscritos por via eletrónicaPara submeter um manuscrito, os autores devem registar-se no sistema de submissão da revista (certifique-se de que assinala a função "Autor") e seguir o processo de submissão, clicando no link "Nova submissão" na Home do utilizador:
Informações de direitos autoraisOs autores que publicam no JDMI concordam com os seguintes termos:
Para questões relacionadas com o processo de submissão, utilize o endereço de correio eletrónico: deca-jdmi@ua.pt. Aviso de direitos de autorOs autores que publicam no JDMI concordam com os seguintes termos:
Declaração de privacidadeOs nomes e endereços de correio eletrónico introduzidos no site desta revista serão utilizados exclusivamente para os fins declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outro fim ou a qualquer outra parte. |
[Home] [Corpo Editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]
© 2023 Digital Media and Interaction Research Centre (DIGIMEDIA) - Universidade de Aveiro
DeCA – Departmento de Communicação e Arte. Universidade de Aveiro
3810 - 193 Aveiro