|
E-ISSN 2183-9417 |
|
|
Forma e preparação de manuscritos
CRITÉRIOS DE AUTORIA E RESPONSABILIDADE
A Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal subscreve as normas para apresentação de manuscritos a revistas biomédicas elaboradas pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), e pelo Committee On Publications Ethics (COPE).
A inclusão de autores num artigo científico deve ter por base o indicado no “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” do ICMJE. A autoria ou coautoria exige cumulativamente:
Na carta de apresentação deve ser especificado o contributo de cada autor para o trabalho.
Todos aqueles que tenham participado em alguma tarefa na investigação, mas que não cumpram na íntegra os critérios de autoria devem ser listados na secção “Agradecimentos”.
Questões éticas
Os autores devem garantir que o estudo, que originou o artigo submetido, respeitou os princípios éticos e deontológicos, bem como a legislação e as normas aplicáveis, conforme recomendado na Declaração de Helsínquia.
Nos casos aplicáveis é obrigatório que os autores mencionem a existência de consentimento informado dos participantes, assim como a aprovação do protocolo do estudo pela Comissão de Ética das instituições envolvidas.
É obrigatório o envio da declaração de conflito de interesses ou financiamento.
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
SUBMISSÃO
Os manuscritos devem ser submetidos através da plataforma online da revista: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer.
O documento deve seguir numa versão atual do Microsoft Word, acompanhado da carta de apresentação e declaração de autoria e conflito de interesses.
O trabalho deve ser apresentado em língua inglesa com a seguinte ordem: 1 – Título em inglês e português; 2 – Autores; 3 – Resumo e palavras-chave em inglês e português; 4 – Corpo do artigo; 5 – Referências Bibliográficas; 6 – Figuras; 7 – Quadros; 8 – Legendas; 9 – Agradecimentos e esclarecimentos.
As páginas devem ser numeradas de acordo com a sequência referida anteriormente.
Na primeira página
Na segunda página
TEXTO
Editoriais
Submetidos a convite do Editor ou Conselho Editorial, constituem comentários sobre tópicos atuais. Não podem exceder as 1200 palavras, um máximo de duas figuras ou tabelas e 15 referências bibliográficas. Não possuem resumo.
Artigos Originais
O texto deve ser estruturado em Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. Não deverá exceder as 5000 palavras, oito tabelas ou quadros e 40 referências bibliográficas. O resumo segue a estrutura do texto não excedendo as 250 palavras. As palavras-chave serão no máximo sete.
Artigos de Revisão
Seguindo a estrutura: Introdução, Objetivos, Desenvolvimento e Conclusões, não devem exceder as 5000 palavras, cinco tabelas ou figuras e 80 referências bibliográficas. O resumo, com um máximo de 250 palavras, segue a estrutura do texto. As palavras-chave serão no máximo sete.
Casos clínicos
Este tipo de artigo relata um ou vários casos clínicos, que devido à sua raridade, inovação terapêutica, ou outro fator relevante, se considere de interesse para a comunidade científica. Devem ser exemplares, devidamente estudados e discutidos e conter uma breve introdução, descrição do(s) caso(s) e discussão sucinta que incluirá uma conclusão sumária, num texto elaborado até 2500 palavras. Poderá incluir até 15 referências bibliográficas. O Resumo, com o máximo de 150 palavras, segue a estrutura do texto. As palavras-chave serão no máximo sete.
Casos de imagem
Dedicada a casos clínicos em que a imagem se revele fundamental para o diagnóstico. As imagens podem ser relativas à observação clínica do doente ou a meios complementares de diagnóstico. O texto com o máximo de 2000 palavras, deve iniciar com uma descrição do caso e finalizar com a pergunta: Qual o seu Diagnóstico? Segue-se a apresentação do diagnóstico, orientação do doente e breve discussão. Poderá incluir até 10 referências bibliográficas. O resumo e palavras-chave (no máximo cinco) devem surgir no final do texto do artigo.
Cartas ao Editor
As cartas ao editor constituem um comentário a um artigo publicado na NASCER E CRESCER, ou uma nota sobre um tema ou caso clínico. Não deverá exceder as 500 palavras, cinco referências bibliográficas e poderá incluir uma imagem ou tabela. No caso de comentários a artigos da Revista, estes devem remeter para artigos publicados no último semestre, sendo dada aos autores a possibilidade de resposta do artigo. A carta e a resposta dos autores serão publicadas no mesmo número da Revista.
Perspetivas Atuais
Constituída por artigos redigidos por convite, endereçado pelo corpo redatorial, podem abordar temas atuais relacionados com a temática da Revista. Não deverão exceder as 1200 palavras, dez referências bibliográficas, podendo conter uma imagem ou tabela. Caso um autor pretenda submeter um artigo a esta rubrica deverá previamente enviar um resumo, com indicação dos autores, afiliações e título do artigo ao editor-chefe, para que este avalie a sua pertinência.
Normas gerais
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Seguem-se alguns exemplos:
FIGURAS E QUADROS
AGRADECIMENTOS E ESCLARECIMENTOS
Os agradecimentos, a indicação da existência, ou não, de situações de conflito de interesse de algum dos autores, bem como, informação sobre as fontes de financiamento do estudo devem figurar na última página.
PROCESSO DE REVISÃO
Os artigos estão sujeitos a um processo de revisão por pares duplamente cega sendo da responsabilidade do Editor a decisão de:
No caso de o artigo ser aceite com alterações, estas devem ser realizadas pelos autores no prazo de trinta dias, identificando as mesmas a sombreado e adicionando notas sempre que necessário. A versão corrigida será revista novamente pelos revisores, para aprovação final.
PROVAS DE ARTIGOS ACEITES
Após a aceitação de publicação, as provas tipográficas do manuscrito serão enviadas aos autores em formato eletrónico para revisão, contendo a indicação do prazo de envio em função das necessidades de publicação da Revista. Na ausência de resposta dos autores nos prazos estipulados, assume-se como definitiva a versão enviada.
INFORMAÇÕES E RECLAMAÇÕES
Para qualquer consulta ou reclamação, relacionada com o processo editorial do seu artigo ou com a decisão final, contacte o nosso secretariado através do email: nascerecrescer@chporto.min-saude.pt ou pelo telefone 915 676 516.
|
[Home] [Corpo Editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]
© 2022 NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL
Largo Prof. Abel Salazar
4099-001 Porto – PORTUGAL
