logo

ISSN 1646-7868
e-ISSN 2183-6914

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Âmbito e política

    A Revista Onco.News é uma revista científica, revisão por pares, editada pela Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP). A revista tem periodicidade semestral e é publicada nos meses de junho e dezembro.

    Dirige-se a estudantes e investigadores, profissionais da área da Saúde e da Educação e divulga conhecimento científico produzido na área da Enfermagem Oncológica, com impacto no desenvolvimento científico da enfermagem. Exige-se que todos os artigos tenham profundidade científica, sejam originais e demonstrem clara relevância para o avanço científico na área da Oncologia Nacional e Internacional.

    A revista publica artigos originais, artigos de revisão sistemática e integrativa, artigos teóricos, Estudos de Casos Clínicos, Artigos de não pesquisa e Editoriais. A revista aceita a submissão de trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês. Em todos os trabalhos cujo idioma original não é o inglês, é obrigatória a inclusão do título, resumo e palavras-chave neste idioma.

    A revista não cobra taxas de processamento de artigo e/ou de submissão de artigo aos/às autores/as.

 

Forma e preparação de manuscritos

    O Processo de submissão dos artigos processa-se online, através do seguinte link: https://onco.news/index.php/journal/about/submissions

    Os/as autores/as têm disponível aqui um guia para os/as auxiliar no processo de submissão de um manuscrito.

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1 - O artigo a ser submetido à Revista Onco.news é original, não se encontra publicado em qualquer outra revista, livro de atas ou capítulo de livro e não está atualmente em apreciação, na íntegra ou em partes, por outra revista;

    2 - O artigo não tem plágio e cumpre com rigor os processos de referenciação e citação estabelecidos pela Revista;

    3 - O artigo descreve com precisão, na metodologia, o cumprimento de todos os aspectos ético-legais para realização da investigação;

    4 - Todos/as os/as autores/as do artigo assumem total responsabilidade por qualquer má prática inerente aos princípios acima descritos, ou quaisquer outros que prejudiquem a dignidade científica da Revista e os princípios de rigor da comunidade científica;

    5 - Existência de autorização institucional (se aplicável).

    6 - Os/as autores reconhecem que são responsáveis pelo conteúdo dos artigos submetidos à revista.

    7 - Existência de parecer da Comissão de Ética, sempre que necessário.

    8 - O respeito pelos princípios dos conflitos de interesse.

    9 - Os/as autores/as assinam e anexam na submissão a Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade e Conflito de Interesses. A declaração está disponível no final da página sobre os Princípios Ético-Legais Fundamentais .

    10 - Os/as autores/as submetem o artigo de acordo com os templates disponibilizados (folha de rosto e artigo);

    11 - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

    Instruções para Autores

    O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, aos quais compete respeitar os princípios éticos da investigação e cumprir as normas e orientações de edição da Revista. Ao publicar na Revista, os autores mantêm os direitos de autor.

    Consideram-se as regras do novo acordo ortográfico pelo que o Editor salvaguarda o seu direito de modificar termos de Português do Brasil para Português de Portugal. Os artigos são organizados de acordo com o estilo bibliográfico Vancouver, das normas ICMJE, em função de uma categoria específica (Artigos de Investigação; Teóricos/Revisão; Revisões Literatura, etc) ou Revisões da Literatura (Sistemáticas ou Integrativas). As Revisões Sistemáticas a publicar na Revista deverão cumprir as exigências de síntese da evidência implementadas pelo Portugal Centre for Evidence Based Practice, em coerência com as políticas Cochrane; Cochrane – Revisões.

    Estrutura do Artigo

    Os/as autores/as têm disponíveis dois templates para submeter à revista:

    ● Folha de rosto: identifica os/as autores/as e contém as principais informações do artigo. O template está disponível aqui.

    ● Artigo: garante a revisão cega, já que retira todos os dados que possam identificar os/as autores/as do artigo. O template está disponível aquiaqui.

    O template do artigo assenta sobretudo nos seguintes itens:

    Tipo de Artigo: Devem ser artigos originais e versarem temas de Oncologia, enfermagem e educação, estruturados de acordo com o guião abaixo adequado à sua tipologia.

    Título: Deverá ser informativo e sucinto, redigido na afirmativa, em Português ou Espanhol (máximo de 15 palavras), sem abreviaturas, nem indicação da localização da investigação. Todos os trabalhos devem ter título traduzido em inglês.

    Resumo: O resumo do trabalho deve ser apresentado em Português ou Espanhol e em Inglês, não deve exceder 150 palavras. Deve ser estruturado de acordo com os tópicos de análise crítica específicos de cada artigo.

    Palavras-chave: O artigo deve apresentar, no máximo, 5 palavras-chave, transcritas de acordo com os descritores MeSH, em Português ou Espanhol, inglês (Pesquisar em: http://decs.bvs.br/. Quando não se encontrar um descritor para uma palavra-chave, considerada relevante no estudo, esta pode ser incluída por decisão do autor.

    – Texto: Estrutura do texto:

    Os Artigos de Investigação devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Enquadramento/Fundamentação Teórica, Questões de Investigação/Hipóteses, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.

    Os Artigos Teóricos devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento/Dissertação e Conclusão. NOTA: Excepcionalmente, nos estudos qualitativos, para facilitar o trabalho de análise compreensiva, podem fundir-se as secções Resultados e Discussão.

    Os Artigos de Revisão Sistemática devem conter as secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Método de Revisão Sistemática, Apresentação dos Resultados, Interpretação dos Resultados e Conclusão.

    Os Artigos de Revisão Integrativa devem conter as secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Procedimentos Metodológicos de Revisão Integrativa, Resultados e Interpretação, Conclusão.

    Os Artigos de não pesquisa devem conter as secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, desenvolvimento e Conclusão.

    Os Editoriais devem conter: Texto aberto de 1500 palavras sem contar a lista de referências e as notas caso se aplique.

    Os estudos de Caso devem conter: Título, Resumo, Palavra-Chave, Introdução, Conclusão e Referências Bibliográficas caso se aplique.

    Formato: Deve seguir a estrutura do template disponibilizado aqui. O artigo não deverá ultrapassar as 15 páginas incluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras (gráficos, imagens, etc).

    NB: Os autores devem dar a maior atenção aos aspetos morfológicos e sintáticos do discurso, evitando erros, redundâncias, jargão…

    Tabelas e figuras (gráficos, imagens, etc): Apenas devem ser incluídos os que sejam absolutamente necessários para a compreensão do artigo. Devem ser referidos no texto e estar numerados por ordem de inclusão, em função de cada tipo. Quando não são construídas pelos autores, devem conter a Fonte.

    Citações: As citações podem ser diretas ou indiretas. Na citação direta, ou textual, a transcrição literal do texto original deve ser apresentada entre aspas e acompanhada do autor, data de publicação e número da página. A citação indireta, ou paráfrase, deve ser acompanhada do autor e data de publicação. A citação no texto deve seguir o estilo bibliográfico Vancouver. Todos os autores citados deverão constar da lista de referências bibliográficas.

    Referências bibliográficas: As referências selecionadas devem ser preferencialmente primárias. Devem colocar em evidência as publicações mais representativas do Estado da Arte, em particular as dos últimos 5 anos. As fontes devem ser localizadas, privilegiando a pesquisa em bases de dados de revistas nacionais e internacionais indexadas. As referências bibliográficas devem estar elaboradas de acordo com o estilo bibliográfico Vancouver. Todas elas deverão estar citadas no artigo.

    CRedit – Taxonomia para Contribuição de Autores

    A informação sobre a contribuição individual de cada autor numa produção científica tem de ser colocada na folha de rosto do artigo, conforme template disponibilizado aqui. Para isso, os/as autores/as devem utilizar a metodologia denominada “Contributor Roles Taxonomy” (CRedit) – https://credit.niso.org/

    Esta informação deve constar na folha de rosto do artigo, à frente do nome dos/as autores/as e do identificador ORCID, tal como indicado no template disponível aqui.

[Home] [Corpo Editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2022 Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP)

Estrada Interior da Circunvalação, 6657
4200 - 177 Porto

revista@aeop.pt