logo

ISSN 2795-501X
E-ISSN 2795-5001

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Âmbito e política

A Revista Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (Port J Dermatol Venereol.) é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, que se publica ininterruptamente desde 1942, com 4 números/ano.

Anteriormente, era conhecida como Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Trabalhos da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. É uma revista de acesso aberto, e revisado por pares duplo-cego, publicada em inglês que se esforça para publicar ciência dermatológica de alta qualidade com mérito científico e originalidade como critérios principais para publicação.

Inclui artigos originais e de revisão sobre pesquisa básica, clínica e translacional, relatos de casos de interesse especial, cartas ao editor e imagens de casos no campo da Dermatologia e Venereologia.

O principal objetivo da revista é divulgar notícias dermatovenereológicas e, portanto, contribuir para melhorar a compreensão, gestão e tratamento de doenças de pele e atendimento ao paciente entre médicos e outros profissionais de saúde e cientistas.

 

Forma e preparação de manuscritos

A Revista Portuguesa de Dermatologia e Venereol (Port J Derm e Venereol) é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, que se publica ininterruptamente desde 1942, com 4 números/ano. Anteriormente, era conhecida como Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Trabalhos da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

É um periódico duplo-cego, revisado por pares e de acesso aberto, publicado em inglês, que se esforça para publicar ciência dermatológica de alta qualidade com mérito científico e originalidade como critérios principais para publicação. Inclui artigos originais e de revisão sobre pesquisa básica, clínica e translacional, relatos de casos de interesse especial, cartas ao editor e imagens de casos no campo da Dermatologia e Venereologia.

O principal objetivo da revista é divulgar notícias dermatovenereológicas e, assim, contribuir para melhorar a compreensão, gestão e tratamento de doenças de pele e atendimento ao paciente entre médicos e outros profissionais de saúde e cientistas.

Tipos de artigos:

Editoriais

Artigos originais

Artigos de revisão

Relatos de casos

Imagens dermatológicas

Cartas para o editor

PREPARAÇÃO E ENVIO DE MANUSCRITOS

Os manuscritos devem ser enviados através do novo sistema de publicação eletrônica da revista em http://publisher.pjd.permanyer.com/main.php.

O autor da correspondência deve criar uma conta registrando-se. Uma vez criado o nome de usuário e a senha, o manuscrito pode ser carregado na plataforma seguindo as instruções.

Todos os itens devem incluir, sem exceção:

1. Uma capa com:

- Título em inglês e português. O título não deve conter abreviações e não deve exceder 120 caracteres.

- Título atual, não mais que 40 caracteres

Primeiro nome, inicial do meio (se aplicável) e sobrenome(s) de cada autor (sem título ou função). Adicione um hífen se um segundo sobrenome for incluído. Exemplo: Antonio P. Morales; ou Antonio Morales, ou Antonio P. Morales-Andrade.

- As afiliações serão referenciadas com números consecutivos em sobrescrito, após o nome do autor. Exemplo: Antonio P. Morales1; XXXX 2; etc

- Os departamentos institucionais a que estão vinculados: Unidade, Serviço, Departamento/Hospital/Faculdade e Universidade/Cidade, Província, País

- Nome e endereço atual do autor responsável pela correspondência

* Agradecimentos: Todos os agradecimentos e informações financeiras devem ser incluídos. Esta seção deve ir na primeira página para que o documento principal do manuscrito permaneça anônimo.

2. Texto completo, tabelas e figuras

- Os textos devem estar em formato Word e escritos corretamente em inglês.

- O texto deve ser escrito em Times New Roman 12. Cada nova seção do artigo deve começar em uma nova página (resumo em inglês e palavras-chave; resumo e palavras-chave em português; texto principal; referências + tabelas + legendas das figuras).

- As páginas serão numeradas consecutivamente a partir da capa, e o número será colocado no topo de cada página.

Para obter mais assistência, consulte o site do Comitê Internacional de Editores de Revistas Biomédicas, www.icmje.org.

Para obter mais informações sobre como preparar seu manuscrito, consulte: http://www.icmje.org/recommendations/browse/manuscript-preparation/preparing-for-submission.html

FORMATO DE TEXTO PRINCIPAL

Resumos

Artigos originais, incluindo revisões sistemáticas, devem conter um resumo em inglês e outro em português, estruturados da seguinte forma: - Título - Objetivo - Método - Resultados - Conclusões - Palavras-chave (máximo 6) com no máximo 350 palavras.

Resumos não estruturados devem ser fornecidos para artigos de revisão (máximo de 250 palavras) e relatos de caso (máximo de 150 palavras).

Introdução

Deve incluir os antecedentes e o objetivo do estudo em redação contínua devidamente fundamentada na bibliografia.

Métodos

As características da amostra e os métodos utilizados (com as respectivas referências) devem ser claramente indicados. Os métodos estatísticos utilizados devem ser claramente indicados com a referência correspondente. Os autores devem incluir os procedimentos éticos que seguiram para experimentos com animais, pacientes, manipulação de dados confidenciais, consentimento informado, etc. e devem comprovar que possuem a autorização do Comitê de Ética de sua instituição.

Resultados

Os resultados devem incluir achados relevantes do estudo, comparando-os com figuras ou gráficos estritamente necessários e que ampliem as informações fornecidas no texto. As informações não devem ser repetidas no texto e nas tabelas e/ou figuras.

Referências

As referências devem ser submetidas no estilo Vancouver e de acordo com os Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos (Comitê Internacional de Editores de Periódicos Biomédicos). As referências devem ser indicadas consecutivamente com algarismos arábicos e na ordem em que aparecem pela primeira vez no texto e colocadas em sobrescrito. O texto, tabelas e figuras (e títulos, se aplicável) também devem ser referenciados. Nas citações com múltiplos autores (mais de seis autores), devem ser incluídos apenas os 6 primeiros autores do trabalho, seguidos de et al., após a abreviação do nome ou nomes do 6º autor. No caso de 6 ou menos autores, todos eles devem ser incluídos na citação, (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Artigos publicados em periódicos devem aparecer no seguinte formato: Welt CK, Chan JL, Bullen J, Murphy R, Smith P, DePaoli AM, et al. Leptina humana recombinante em mulheres com amenorréia hipotalâmica. N Engl J Med. 2004; 351:987-97.

As referências aos livros devem incluir o nome completo da editora, bem como a cidade e país de publicação e o ano em que foi publicado, conforme o seguinte modelo: Aréchiga H, Somolinos J. Contribuições mexicanas à medicina moderna. Fundo de Cultura Econômica. México DF, México, 1994.

As referências a capítulos de livros devem aparecer da seguinte forma: Pasternak RC, Braunwald E. Infarto agudo do miocárdio; ou: Princípios de Medicina Interna de Harrison. Isselbacher KJ, Braunwald E, Wilson JD, Martin JB, Fauci AS, Kasper DL (Eds.) McGraw-Hill Inc. 12a. Edição, Nova York, EUA, 1994, pp. 1066-1077.

Tabelas

As tabelas devem ser digitadas em espaço duplo, numeradas consecutivamente na ordem mencionada no texto, com títulos no início; o significado das abreviações e notas explicativas deve estar abaixo. As tabelas devem ser incluídas no final do manuscrito após a seção de referências.

Figuras e gráficos

- As legendas das figuras devem estar em espaço duplo. As legendas das fotos devem conter as informações necessárias para interpretar a figura sem recorrer ao texto. Eles devem ser referenciados no texto em ordem ou aparência. Gráficos, traçados e desenhos devem ser enviados em alta resolução (JPG, TIFF, EPS, PowerPoint e Illustrator). Toda iconografia deve ser original. Caso contrário, devem ser referenciados, devendo o autor obter previamente a autorização da respetiva editora. Não repita dados já escritos no texto. As fotografias de objetos devem incluir uma régua para calibrar as medidas de referência. As fotomicrografias devem mostrar uma ampliação microscópica ou barra de micrômetro de referência e o corante usado.

- As figuras não devem incluir o nome, rosto, dados do paciente ou qualquer característica reconhecível.

- Os autores são incentivados a adicionar ilustrações coloridas apropriadas ao texto.

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

Divulgações éticas

O seguinte formulário deve ser enviado no momento do upload do artigo para a plataforma: https://www.permanyer.com/formulario-responsabilidades/#

A revista adere aos "Requisitos Uniformes para a Preparação de Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos: Redação e Edição de Publicações Biomédicas" na versão mais recente publicada pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos em seu website http://www.icmje. org. sobre possíveis conflitos de interesse, privacidade e confidencialidade, bem como direitos humanos e animais como sujeitos de pesquisa. Será solicitada cópia do consentimento informado no caso de estudos com pacientes e casos clínicos, bem como a aprovação do Comitê de Bioética da instituição correspondente, no caso de estudos clínicos e experimentais.

Os procedimentos em seres humanos devem cumprir os padrões éticos da Declaração de Helsinki de 1975 (Declaração de Helsinki da Associação Médica Mundial) Princípios éticos para pesquisas médicas envolvendo seres humanos. JAMA 2000; 284: 3043-5, bem como o acordo publicado pelo Ministério da Saúde em 26 de janeiro de 1982 e o Regulamento do Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição onde o trabalho original foi realizado. Os estudos em animais devem seguir diretrizes semelhantes (Instituto para Recursos de Animais de Laboratório, Conselho Nacional de Pesquisa, Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório, Washington, DC, National Academy Press, 1996). Em relação à confidencialidade dos dados, deve ser relatado o modo como o anonimato dos participantes e a privacidade de suas informações foram protegidos.

Financiamento

O autor deve mencionar organizações financiadoras, incluindo bolsas ou similares, se aplicável.

Conflitos de interesse

Os autores devem descrever quaisquer relações financeiras ou pessoais que tenham com outras pessoas ou organizações que possam dar origem a um conflito de interesses em relação ao artigo submetido para publicação.

Para promover a transparência e a qualidade da pesquisa, os autores deverão, como requisito essencial, autoavaliar o cumprimento das diretrizes internacionais relevantes, dependendo do tipo de estudo:

- Ensaios clínicos: CONSORT (http://www.consort-statement.org/). Além disso, todos os ensaios devem estar registados numa das bases de dados internacionais, devendo ser sempre indicado o número de registo correspondente.

- Estudos observacionais: STROBE (www.strobe-statement.org).

- Testes de diagnóstico: STARD (www.equator-network.org/reporting-guidelines/stard/).

- Para outros tipos de estudos, consulte as diretrizes da iniciativa EQUATOR (http://www.equator-network.org/).

TIPOS DE ARTIGOS

Editoriais

Editoriais são normalmente escritos a convite do Editor e consistem em comentários sobre artigos publicados na revista ou sobre temas de particular relevância. Os editoriais não devem exceder 1200 palavras e 10 referências e podem incluir 1 tabela e 1 figura. Resumo não é necessário.

Artigos originais

A extensão máxima deve ser de 4.000 palavras e até 50 referências. Apresenta os resultados de pesquisa clínica original ou pesquisa básica. Em artigos originais, o corpo do manuscrito deve ser estruturado por: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões, Figuras e Tabelas.

No caso de ensaios clínicos, eles devem seguir a Declaração CONSORT (http://www.consort-statement.org/) e devem se registrar em um registro de ensaio público de acordo com o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE, http: / /www.icmje.org) recomendações. O número de registro do ensaio clínico deve ser incluído ao final do resumo do artigo.

Revisões sistemáticas

As Revisões Sistemáticas podem ser apresentadas no formato de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão. O tema deve ser claramente definido. O objetivo de uma revisão sistemática deve ser produzir uma conclusão baseada em evidências. Os Métodos devem dar uma indicação clara da estratégia de busca na literatura, extração de dados, classificação e análise de evidências. Encorajamos fortemente os autores a aderirem às diretrizes dos Itens de Relatórios Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-Analyses (PRISMA) (http://www.prisma-statement.org/).

Artigos de revisão sistemática não devem exceder 4000 palavras, excluindo até 6 tabelas ou figuras e até 100 referências. Resumo estruturado de até 350 palavras.

Artigos de revisão

A extensão máxima deve ser de 5.000 palavras e até 100 referências. Ele aborda um tema atual de relevância médica.

Relatos de casos

Os Relatos de Caso devem incluir as seguintes seções: Introdução, Caso Clínico e Discussão. Os estudos de casos clínicos não devem exceder 1500 palavras e 15 referências.

Encorajamos fortemente os autores a aderirem às diretrizes da CARE (http://www.care-statement.org/). Resumo não estruturado de até 150 palavras.

Imagens de dermatologia

Esta é uma seção para mostrar imagens de interesse em dermatologia e venerologia. Pode envolver aspectos clínicos, histológicos, de imagem ou quaisquer outros aspectos considerados relevantes para o dermatologista. Devem ser enviadas no máximo três ilustrações de excelente qualidade, acompanhadas de uma breve descrição que destaque a importância da imagem (máximo de 250 palavras) e podem ser incluídas até 5 referências bibliográficas. A privacidade dos pacientes deve ser rigorosamente mantida.

Cartas para o editor

Eles pretendem exibir: 1. feedback positivo ou negativo em resposta a uma postagem anterior ou: 2. comunicação concisa da pesquisa. Deve ter no máximo 4 autores, extensão máxima de 800 palavras e no máximo 10 referências, 2 figuras e 2 tabelas.

DIREITOS AUTORAIS

Todos os trabalhos submetidos devem ser acompanhados de uma carta assinada por todos os autores, declarando que não foi publicado anteriormente, nem foi submetido simultaneamente a outro periódico, e que não há conflito de interesses. Em caso de aceitação, os direitos de autor serão transferidos para a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, que os publicará em acesso aberto sob a licença: CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc -nd/4.0/).

As opiniões expressas no artigo são as dos autores.

Os artigos não serão aceitos para revisão se não forem preparados de acordo com as instruções para os autores.

[Home] [Corpo Editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2023 Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

Av. Duque D'Ávila, 92, 6.º Dtº
1050-084, Lisboa, Portugal

permanyer@permanyer.com