logo

ISSN 2184-965X
E-ISSN 2184-3023

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Âmbito e política

    A Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação é propriedade da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER).

    Os seus principais objetivos são:

    1. Produção de conhecimento científico no contexto específico da enfermagem de reabilitação, revisto por peritos, com relevância para a prática clínica, gestão, ensino e investigação;

    2. Contribuir para a fundamentação científica dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem de reabilitação;

    3. Promover o desenvolvimento da investigação e do ensino na área da enfermagem de reabilitação;

    4. Fomentar a disseminação do conhecimento nas áreas específicas da enfermagem de reabilitação;

    5. Contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados às pessoas com necessidades atendíveis por cuidados de enfermagem de reabilitação;

    6. Disseminar a evidência científica sobre promoção da saúde, prevenção da doença, tratamento, reabilitação de pessoas com deficiência, limitação da atividade e restrição da participação ao longo do ciclo vital.

    Trata-se de uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível de forma imediata e gratuita, sem custo para o usuário ou sua instituição.

    As nossas políticas editoriais foram baseadas nos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Académicas da COPE: Committee on Publication Ethics.

    As politicas editoriais podem ser consultadas em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/politicaseditoriais

 

Forma e preparação de manuscritos

    Cada artigo submetido à Revista é inicialmente analisado por um membro da Comissão editorial quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, sendo devolvido para adequação, em caso de não atendimento às normas. Se aprovado nessa fase, o artigo é encaminhado para a Editor Chefe ou para Editor Sénior que, com a colaboração Comissão editorial, dará início à avaliação do conteúdo do ponto de vista científico e da contribuição ao desenvolvimento da ciência de Enfermagem. O artigo é então encaminhado para dois revisores externos, que o analisam com base no Instrumento de Análise e Parecer elaborado especificamente para tal finalidade e opinam sobre o rigor metodológico da abordagem utilizada. Havendo discordância nos pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro revisor.

    O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. Os pareceres dos relatores são analisados pelo Comissão editorial que, se necessário, indica as alterações a serem efetuadas. Os trabalhos seguem para publicação somente após a aprovação final dos Editor Chefe e Editor Sénior.

    As informações detalhadas para a preparação e submissão de artigos podem ser encontradas em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/about/submissions

[Home] [Corpo Editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2021 Associação Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Rua de Enxanes, nº28,
4500-627 Silvalde - Portugal

revista@aper.pt