SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Determinação e caos segundo a adivinhação moçambicanaUsos da ruralidade: apresentação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Etnográfica v.11 n.1 Lisboa maio 2007

 

Contacto, conhecimento e conflito. Dinâmicas culturais e sociais num movimento evangélico cigano na Península Ibérica

Ruy Llera Blanes*

Este texto propõe uma análise dos cultos evangélicos da Igreja Filadélfia, um movimento cristão protestante de forte implantação entre os ciganos de Portugal e Espanha. Procurando compreender a importância da prática ritual na experiência religiosa e identitária dos crentes, proponho os conceitos de “contacto”, “conhecimento” e “conflito” como mecanismos para explicar como os cultos são local e socialmente implantados na contemporaneidade cigana, ligando ideologia, memória e práticas.

Palavras-chave: ciganos, culto evangélico, ritual, linguagem religiosa, contacto, Península Ibérica.

 

Contact, knowledge and conflict. Social and cultual dynamics in an evangelical gypsy movement in the Iberian Peninsula

This article proposes an analysis of the evangelical cults of the Filadelfia Church – a Christian Protestant movement created among Portuguese and Spanish Gypsy communities. In order to attempt an understanding of the role played by ritual praxis within religious and identitary experience, I propose the notions of “contact”, “knowledge” and “conflict” as explanatory devices for the local and social implantation of the cults within Gypsy contemporariness, connecting ideology, memory and practices.

Keywords: Gypsies, evangelical cult, ritual, religious language, contact, Iberian Peninsula.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Bibliografia

ALMEIDA, Miguel Vale de, 1996, “Corpo presente”, em Miguel Vale de Almeida (org.), Corpo Presente. Treze Reflexões Antropológicas sobre o Corpo. Oeiras, Celta, pp. 1-22.        [ Links ]

ASAD, Talal, 1993, Genealogies of Religion. Discipline and Reasons of Power in Christianity and Islam. Londres e Baltimore, Johns Hopkins University Press.

AUSTIN, John, 2005 [1962], How to Do Things with Words. Harvard, Harvard University Press (2.ª edição).

BELL, Catherine, 1997, Ritual. Perspectives and Dimensions. Oxford, Oxford University Press.

BLOCH, Maurice, 1986, From Blessing to Violence. History and Ideology in the Circumcision Ritual of the Merina of Madagascar. Cambridge, Cambridge University Press.

—,1989 [1979], Ritual, History and Power: Selected Papers in Anthropology. Londres, Athlone Press.

BORDIGONI, Marc, 2002, “Le ‘pélerinage des gitans’, entre foi, tradition et tourisme”, ­Ethnologie Française, 32 (3): 489-501.

BOURDIEU, Pierre, 2002, Esboço de uma Teoria da Prática. Precedido de Três Estudos de Etnologia Cabila. Oeiras, Celta.

CANTÓN DELGADO, Manuela, 2001, “Gitanos protestantes. El movimiento religioso de las Iglesias ‘Filadelfia’ en Andalucía, España”, Alteridades, 11 (22): 59-74.

CANTÓN DELGADO, Manuela, 2002, “La construcción social de la sospecha. Minorías religiosas contemporáneas y procesos de exclusión”, Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, VIII (15): 89-111.

CANTÓN DELGADO, Manuela, et al., 2004, Gitanos Pentecostales. Una Mirada Antropológica a la Iglesia Filadelfia en Andalucía. Sevilla, Signatura Deimos.

COELHO, Adolfo, 1995 [1892], Os Ciganos de Portugal, Com um Estudo sobre o Calão. Lisboa, Dom Quixote.

COLEMAN, Simon, 2000, The Globalisation of Charismatic Christianity. Spreading the Gospel of Prosperity. Cambridge, Cambridge University Press.

COMAROFF, John, e Jean Comaroff, 1991, Of Revelation and Revolution, Volume 1: Christianity, Colonialism, and Consciousness in South Africa. Chicago, University of Chicago Press.

COSTA, Joaquim, 2006, Sociologia dos Novos Movimentos Eclesiais. Focolares, Carismáticos e Neo-catecumenais em Braga. Porto, Afrontamento.

CRAPANZANO, Vincent, 2000, Serving the Word. Literalism in America: from the Pulpit to the Bench. Nova Iorque.

CSORDAS, Thomas J., 1997, Language, Charisma, and Creativity. The Ritual Life of a Religious Movement. Berkeley, Los Angeles e Londres, University of California Press.

DOUGLAS, Mary, 1999, Leviticus as Literature. Oxford, Oxford University Press.

DURKHEIM, Émile, 2002 [1912], As Formas Elementares da Vida Religiosa. O Sistema Totémico na Austrália. Oeiras, Celta.

ENGELKE, Matthew, 2004, “Text and performance in an african church: the book, ‘Live and Direct’”, American Ethnologist, 31 (1): 76-91.

FERNANDEZ, James, 1966, “Unbelievably subtle words: representation and integration in the sermons of an african reformative cult”, History of Religions, 6 (1): 43-69.

GAY Y BLASCO, Paloma, 2000, “The politics of evangelism. Hierarchy, masculinity and religious conversion among the gitanos”, Romani Studies, 10: 1-22.

—,2001, “‘We don’t know our descent’: How the gitanos of Jarana manage the past”, Journal of the RAI (N.S.), 7: 631-647.

—,2002, “Gipsy-roma diasporas. A comparative perspective”, Social Anthropology, 10 (2): 173-189.

—,2004, “Evangelical transformations of forgetting and remembering: The politics of gitano life”, em Frances Pine, Deema Kaneff, e Haidis Haukanes (eds.), Memory, Politics and Religion. The Past Meets the Present in Europe. Münster, Lit Verlag.

GELL, Alfred, 1998, Art and Agency: An Anthropological Theory. Oxford (US), Oxford Univ. Press.

HARDING, Susan, 2000, The Book of Jerry Falwell. Fundamentalist Language and Politics. ­ Princeton, NJ, Princeton University Press.

JULES-ROSETTE, Bennetta, 1975, African Apostles. Ritual and Conversion in the Church of John Maranke. Ithaca e Londres, Cornell University Press.

KEANE, Webb, 1997, “Religious language”, Annual Review of Anthropology, 26: 47-71.

—,2002, “Sincerity, ‘modernity’ and the protestants”, Cultural Anthropology, 17 (1): 65-92.

KEIL, Charles, 2005, “Participatory discrepancies and the power of music”, em Charles Keil, e Steven Feld, Music Grooves. Tucson, AR, Fenestra Books, 96-108.

LAGUNA ÁRIAS, David, 2005, Los Tres Cromosomas. Modernidad, Identidad y Parentesco entre los Gitanos Catalanes. Granada, Editorial Comares.

LAMBEK, Michael, 2002, The Weight of the Past. Living with History in Mahajanga, Madagascar. Nova Iorque, Palgrave MacMillan.

LAVE, Jean, e Etienne Wenger, 1991, Situated Learning. Legitimate Peripheral Participation. Cambridge, Cambridge University Press.

LE COSSEC, Clément, 1985, “‘Phénomène pentecôtiste’ ou réveil religieux?”, Études Tsiganes, 1: 19-21.

—,2003 [1991], Mi Aventura entre los Gitanos. Sabadell, RTV Amistad.

LIÉGEOIS, Jean Pierre, 1989 [1985], Ciganos e Itinerantes. Lisboa, Santa Casa da Misericórdia.

LLERA BLANES, Ruy, 2003, “Nascer no culto: Modalidades de acesso ao movimento evangélico cigano em Portugal”, Religião e Sociedade, 23 (1): 107-131.

—,2006a, Aleluia! Música e Identidade num Movimento Evangélico Cigano na Península Ibérica, tese de doutoramento em Antropologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa.

—,2006b, “The atheist anthropologist. Believers and non-believers in anthropological fieldwork”, Social Anthropology, 14 (2): 223-234.

LOPES, Daniel Seabra, 2006, “Mercados encobertos. Os ciganos de Lisboa e a venda ambulante”, Etnográfica, 10, (2): 319-333.

MAFRA, Clara, 2002a, Na Posse da Palavra. Religião, Conversão e Liberdade Pessoal em Dois Contextos Nacionais. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

—,2002b, “Relatos compartilhados: Experiências de conversão ao pentecostalismo entre brasileiros e portugueses”, Mana, 6 (1): 57-86.

MAYALL, David, 2004, Gypsy Identities 1500-2000. From Egypcians and Moon-men to the Ethnic Romany. Londres e Nova Iorque, Routledge.

MÉNDEZ LÓPEZ, Carmen, 2006, “Por el camino de la participación. Una aproximación contrastada a los procesos de integración social y política de los gitanos y las gitanas”, tese de doutoramento, Universitat Autònoma de Barcelona

MEYER, Birgit, 2004, “‘Praise the Lord’: Popular cinema and pentecostalite style in Ghana’s new public sphere”, American Ethnologist, 31 (1): 92-110.

PARKIN, David, 1991, “Mementoes as transitional objects in human displacement”, Journal of Material Culture, 4 (3): 303-320.

PASQUALINO, Caterina, 2002, “Politique, catholicisme et évangélisme: Les gitans d’Estrémadure (Espagne)”, Gradhiva, 32: 37-52.

PELS, Peter, 1999, A Politics of Presence: Contacts Between Missionaries and Waluguru in Late Colonial Tanganyika. Londres e Nova Iorque, Routledge.

PINA CABRAL, João de, 2000, “A difusão do limiar: Margens, hegemonias e contradições”, Análise Social, 153: 865-892.

RODRIGUES, Donizete, e Ana Paula Santos, 2004, “O movimento pentecostal cigano: O caso da Igreja Evangélica de Filadélfia de Portugal”, em Donizete Rodrigues (org.), Em Nome de Deus. A Religião na Sociedade Contemporânea. Porto, Afrontamento.

SAN ROMÁN, Teresa (ed.), 1986, Entre la Marginación y el Racismo: Reflexiones sobre la Vida de los Gitanos. Madrid, Alianza.

—,1997, La Diferencia Inquietante. Viejas y Nuevas Estrategias Culturales de los Gitanos. Madrid, Siglo XXI.

STROMBERG, Peter, 1993, Language and Self-transformation. A Study of the Christian Conversion Narrative. Cambridge, Cambridge University Press.

SWICK, Dennis, 1999, Estadísticas de España. Madrid, Decisión.

TAMBIAH, Stanley, 1968, “The magical power of words”, Man (N.S.), 3 (2): 175-208.

TAUSSIG, Michael, 1991, “Tactility and distraction”, Cultural Anthropology, 6: 147-153.

TURNER, Victor, 1995 [1969], The Ritual Process: Structure and Anti-Structure. Nova Iorque, Aldine.

—,1996 [1957], Schism and Continuity in an African Society. A Study of Ndembu Village Life. Oxford, Berg.

VALVERDE, Paulo, 2000, Máscara, Mato e Morte. Textos para uma Etnografia de São Tomé. Oeiras, Celta [compilação e prefácio de João de Pina Cabral].s

VILAÇA, Helena, 2006, Da Torre de Babel às Terras Prometidas. Pluralismo Religioso em Portugal. Porto, Afrontamento.

WHITEHOUSE, Harvey, 2004, Modes of Religiosity. A Cognitive Theory of Religious Transmission. Walnut Creek, Altamira Press.

WILLIAMS, Patrick, 1984, “Pour une approche du phénomène pentecôtiste chez les tsiganes”, Études Tsiganes, 30 (2) : 49-51.

—,1987, “Le développement du pentecôtisme chez les tsiganes en France: Mouvement messianique, stéréotypes et affirmation d’identité”, em AA.VV., Vers des Societés Pluriculturelles: Études Comparatives et Situation en France, Actes du Colloque International de l’AFA. Paris, Éditions de l’ORSTOM.

 

*Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

ruy.blanes@ics.ul.pt

 

 

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons