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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

NTQR vol.15  Oliveira de Azeméis dez. 2022  Epub 07-Mar-2022

https://doi.org/10.36367/ntqr.15.2022.e773 

Editorial

Pesquisa Qualitativa: Um Olhar Sempre Voltado à Excelência dos Estudos

Cecília Guerra1 
http://orcid.org/0000-0002-2560-165X

Christina César Praça Brasil2 
http://orcid.org/0000-0002-7741-5349

María Victoria Martín-Cilleros3 
http://orcid.org/0000-0003-3599-5741

Lenora Duhn4 
http://orcid.org/0000-0002-0401-953X

1 Universidade de Aveiro - Portugal

2 Universidade de Fortaleza - Brasil

3 Universidad de Salamanca - España

4 Queen's University School of Nursing - Canadá


Editorial

A Pesquisa Qualitativa avança, ao longo dos anos, em quantidade e excelência da produção científica, tornando-se cada vez mais robusta e utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento. Uma das explicações para esse fenómeno é a necessidade de aprofundamento na investigação científica e na busca constante de explicações sobre aspetos que os números isoladamente não conseguem fornecer. Assim, subjetividades e detalhes subliminares que se associam aos diversos objetos de estudo precisam de ser analisados de forma qualitativa, o que requer rigor para ampliar a eficácia das técnicas adotadas e a acreditação das pesquisas.

Esta edição da New Trends in Qualitative Research/Volume 15: Investigação Qualitativa durante e pós-Pandemia traz onze artigos resultantes de estudos desenvolvidos no Brasil, Peru, Portugal, Espanha e em Timor-Leste. Os textos apresentam-se em Português e Espanhol e fazem jus ao título do periódico em questão, uma vez que revelam as mais recentes tendências, tecnologias, métodos e técnicas adotadas em investigação qualitativa durante e pós-pandemia. No escopo desta publicação, chama-se a atenção à preocupação dos autores com a excelência das pesquisas realizadas e à diversidade de estratégias de recolha e análise de dados, além dos mais variados referenciais teórico-metodológicos utilizados para amparar a interpretação dos dados. A importância da organização estrutural e a conexão teórico-metodológica entre as sessões dos artigos são também aspetos considerados para estabelecer a qualidade da produção. Isto remete a publicações recentes sobre investigação qualitativa, a exemplo do que preconiza o artigo Octeto fantástico: utilização e contribuições para a pesquisa qualitativa (Brasil et al., 2022), publicado em editorial da Revista Ciência e Saúde Coletiva, que elenca oito elementos indispensáveis para compor um bom estudo qualitativo: título, pressuposto, questões de pesquisa, objetivos, referencial teórico-metodológico, coleta e análise dos dados, interpretação dos achados e considerações finais.

Dentre os destaques metodológicos observados nos artigos aqui apresentados destacam-se: investigações realizadas em locais convencionais (comunidades, empresas e escolas), meios digitais e redes sociais; triangulação de instrumentos, estratégias de coleta e análise, além de “lupas” interpretativas entrelaçadas (ampliando o requinte e a profundidade das reflexões apresentadas); alinhamento entre as questões de pesquisa e as respostas obtidas no transcorrer e ao final do estudo; uso de software para trazer maior fidedignidade à análise dos dados e amparar o pesquisador; enfoque na análise de conteúdo, como uma das estratégias mais adotadas nas pesquisas qualitativas das ciências da vida e humanidades; participação social para a captação das perceções sobre os assuntos abordados; construção de tecnologias e realização de processos avaliativos com base nas necessidades e nos olhares dos usuários. Além desses aspetos, a maioria dos artigos valoriza as revisões de literatura realizadas para respaldar os assuntos em pauta. Diante de tantas nuances que perpassam as investigações qualitativas deste número temático, observam-se o rigor científico e a qualidade obtida nos estudos apresentados.

Podemos destacar quatro artigos que utilizaram software para ampliar a fidedignidade da recolha de dados. Destaca-se que nesses estudos a revisão de literatura e a análise de conteúdo também foram adotadas nos desenhos metodológicos.

No artigo A responsabilidade social empresarial nas relações do trabalho: mapeamento do uso lógica fuzzy com o software Iramuteq a pesquisa de artigos científicos tratam da análise da responsabilidade social com a utilização da ferramenta especialista fuzzy, foram selecionados para serem aplicados no software de análise de palavras Iramuteq aplicando o Método Reinert.

No artigo A perceção dos profissionais de saúde sobre o papel da cirurgia segura salva-vidas na melhoria da qualidade dos cuidados prestados: Um Estudo de Caso num Bloco Operatório de um Hospital Público, a análise dos dados foi amparada pelo software Iramuteq e, ao mesmo tempo, o pesquisador atuou ativamente na análise dos dados que emergiram da ferramenta tecnológica, utilizando como base os marcos interpretativos estabelecidos no estudo.

No artigo Comunicação de ciência para o cidadão: os discursos em uso, os autores debatem questões relacionadas a como o conhecimento científico é comunicado à sociedade e de que forma esse conhecimento consegue auxiliar a população na tomada de decisões mais assertivas e fundamentadas em benefício da saúde e de outros aspetos da vida. Nesse estudo, a análise textual lexicográfica foi feita a partir do software Iramuteq, com a emergência de dois campos contextuais que também contaram com a ação interpretativa do pesquisador.

O artigo Uma Abordagem Qualitativa para o Desenvolvimento Comunitário no Contexto Turismo em Área Costeira no Município de Lautém, Timor-Leste apresenta um trabalho com intervenientes do governo, de uma ONG e da comunidade do município de Lautém, Timor-Leste sobre as suas perceções acerca do desenvolvimento comunitário sustentável, a partir da implementação de um turismo que respeite o ambiente e a cultura das pessoas. Para isso, os investigadores realizaram uma revisão de literatura e aplicaram uma entrevista semiestruturada com os participantes. O software Nvivo QSR 12 Plus foi utilizado para facilitar a análise, por meio da sua ferramenta de codificação.

Há, pelo menos, cinco artigos que evidenciam perceções, opiniões e olhares do público-alvo para o desenvolvimento de alguma estratégia, tecnologia ou, simplesmente avaliá-las.

Assim, no artigo Aportaciones de la metodología cualitativa en un estudio Delphi aplicado para validar el modelo CCP (Construcción de la carrera profesional) en Andalucía, os autores, partindo de um projeto inicial de aperfeiçoamento profissional e utilizando a técnica Delphi, buscaram validar o modelo denominado "Construa sua Carreira Profissional - CCP". Essa validação permite identificar aspetos de utilidade e melhoria para estes profissionais, ativos e em formação, conduzindo a uma melhoria da competência profissional e ao aumento da empregabilidade.

O trabalho Concepção e Aprimoramento de Tecnologia mHealth Voltada à Cessação ao Tabagismo leva em consideração as perceções e as subjetividades de pacientes, familiares e profissionais que atuam no processo de cessação do tabagismo para conceção, desenvolvimento e aprimoramento de um aplicativo denominado TabCess, voltado à cessação do tabagismo. Nessa perspetiva, todo o processo de conceção e construção da ferramenta respalda-se no “Método Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde - MIDTS” (Vasconcelos Filho et al., 2021). Nesse sentido, a pesquisa qualitativa perpassa todas as suas etapas, pois diários de campo, formulário de avaliação da tecnologia e relatórios das discussões semanais foram submetidos a análise de conteúdo na modalidade temática, elucidando as temáticas que versaram sobre as necessidades de ajustes e melhorias do aplicativo.

No artigo Significado do ensino em empreendedorismo e o desenvolvimento da cultura empreendedora, mostra-se que a pandemia trouxe uma importante mudança no ambiente de trabalho, ficando clara a necessidade de adaptação a empregos recém-criados e futuros que ainda não existem. O artigo reflete a experiência de um programa de fortalecimento da capacidade empreendedora e a difusão desse tipo de educação a partir da perceção dos professores de uma universidade.

Ainda versando sobre perceções, opiniões e olhares do público-alvo sobre o objeto de estudo, o artigo Desarrollo del lenguaje en preescolares: experiencia de docentes peruanas en un contexto de pandemia apresenta a análise da perceção de cinco professoras de três cursos pré-escolares sobre como o ensino virtual, realizado no Peru durante a pandemia, influenciou o desenvolvimento das crianças. Foi utilizado um desenho fenomenológico e entrevistas em profundidade para a obtenção dos dados.

Já o artigo Qué significa para el alumnado que el profesorado “le ayuda a aprender”? mostra que a avaliação do corpo docente realizada pelos alunos é considerada um indicador da qualidade do ensino-aprendizagem. Assim, buscou-se saber, por meio de coleta online, a partir do preenchimento de um instrumento aplicado com alunos, qual o significado da afirmação “eu considero que este professor me ajuda a aprender”.

A Análise de Conteúdo, prioritariamente, configura a análise de dados da maioria dos artigos. Porém, em alguns artigos, também se observam outras estratégias de análise associadas.

Os autores do artigo Mapeamento e reflexões sobre o uso da análise de conteúdo na SciELO-Brasil (2002-2019), por meio de uma revisão cientométrica, trazem à tona um debate sobre a análise de conteúdo, reconhecida como um dos mais importantes e utilizados métodos de análise de dados qualitativos (Gomes, 2016; Cavalcante et al., 2014; Minayo, 2014). O estudo sobre o assunto tem perpassado décadas e, cada vez mais, observa-se um aprimoramento da sua aplicação e eficácia científica, o que confere às investigações dessa natureza um maior rigor e acreditação. Verificaram que a área de ciências da vida é a que mais utiliza a análise de conteúdo, sendo seguida pela área de humanidades.

Alguns artigos realizaram a busca de dados em ambientes digitais e/ou com uso de tecnologias eletrónicas, a exemplo do artigo La mediación tecnológica bajo pandemia y consideraciones para el análisis fenomenológico interpretativo, que aborda a análise fenomenológica interpretativa (IPA) quando a pesquisa e o objeto de estudo são mediados pela tecnologia. Desta forma, apresenta-se um estudo sobre a perceção da experiência de ensino-aprendizagem de métodos qualitativos em ambientes remotos, onde as pesquisas, realizadas durante a pandemia, desenvolvidas em contexto virtual, podem ter influenciado o modo de resposta dos participantes.

As autoras do artigo Configurações Subjetivas da Psicoterapia em sua Divulgação no Instagram : Reflexões sobre a Atuação do Psicoterapeuta destacam a lacuna na produção científica que versa sobre as conformações e os impactos do uso das redes sociais para a divulgação desta prática e do psicoterapeuta, e trazem contribuição realizando um estudo qualitativo sobre o assunto focalizando a divulgação no Instagram. A Teoria da Subjetividade (González Rey, 2005; Mori, 2021) foi adotada como fundamento teórico, a qual se encontra alinhada aos objetivos estabelecidos.

A partir do preâmbulo feito neste editorial, esperamos ter auxiliado o leitor a visualizar o universo que aqui se encontra, aproveitando para fazer-lhe o convite para uma leitura agradável e, certamente, de muito aprendizado. Quiçá, muitos insights serão gerados e outras pesquisas qualitativas de excelência serão produzidas para os próximos números do NTQR.

REFERÊNCIAS

Brasil, C. C. P., Oliveira, E. S. F. de., & Higa, E. de F. R. (2022). “Octeto fantástico”: utilização e contribuições para a pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, 27(5). https://doi.org/10.1590/1413-81232027275.05452021 [ Links ]

Cavalcante, R. B., Calixto, P., & Pinheiro, M. M. K. (2014). Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com oa pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Amp; Sociedade: Estudos, 24(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/10000Links ]

Gomes, R. (2016) Análise e interpretação de dados em pesquisa qualitativa. In M. C. de S. Minayo, S. F. Deslandes, & R. Gomes. Pesquisa social: teoria, método e criatividade (pp. 72-95). Petrópolis: Vozes. [ Links ]

González Rey, F. (2005). Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. 1ª Ed. Cengage Learning. [ Links ]

Minayo, M. C. de S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde (14th ed.). Hucitec Editora. [ Links ]

Mori, V. D. (2021). Reflections on the challenges of psychotherapy and the processes of social subjectivity. In D. Goulart, A. Miijáns Martínez, & M. Adams (Orgs.), Theory of Subjectivity from a cultural-historical standpoint: González’s Rey legacy (pp. 245-256). 1ª Ed. Springer. [ Links ]

Vasconcelos Filho, J. E., Brasil, C. C. P., Rolim, K. M. C., Silva Junior, G. B., & Silva, R. M. (2021). MIDTS: Método interdisciplinar para o desenvolvimento de tecnologias em saúde. In M. S. B Jorge, C. M. A. C. Vergara, H. A. C. Sampaio, & T. M. M. Moreira, Tecnologias e-Health em gestão em saúde: Fundamentos para seu desenvolvimento e avaliação (pp. 49-66). Editora CRV. [ Links ]

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