1. Introdução
A voz é um dos principais instrumentos de trabalho do professor e a perda da sua qualidade significa dificuldades no exercício profissional. A voz também é utilizada como recurso essencial para o estabelecimento de uma boa comunicação e, na docência, isso exige cuidado, pois muitos professores costumam falar por longos períodos em salas repletas de alunos, onde a acústica nem sempre é favorável. Além disso, esses profissionais são expostos a diferentes temperaturas e substâncias alergênicas (Freitas et al., 2019).
Nusseck et al., (2020) destacam que o docente é o profissional com maior risco de adoecimento relacionado à voz e muitos países têm assumido essa diretriz, atribuindo à disfonia o status de doença profissional.Os distúrbios funcionais da voz são os mais frequentemente adquiridos no âmbito ocupacional, uma vez que a manutenção do esforço vocal excessivo e prolongado pode levar ao desenvolvimento de distúrbios vocais crônicos, que, muitas vezes, afetam negativamente a vida pessoal e profissional (Żurek, Jasak,& Rzepakowska, 2022). As estimativas de prevalência de distúrbios de voz entre professores brasileiros variam substancialmente, de 10,15% a 69,1% (González-Gamboa, Segura-Pujol, Oyarzún, & Rojas, 2022).
Considerando a grande frequência, gravidade e percentuais de sintomas de desconforto vocal em professores dos diferentes níveis de ensino, a implamentação de programas de promoção da saúde vocal pode ser uma estratégia útil para estes profissionais.Além disso, a formulação de políticas de educação e saúde podefortalecer esse processo (Tahamtan, Kakavandi, Scherer, & Vahedi, 2020; Munier & Farrell, 2016).
A revisão integrativa feita por Santos, Cavalcante, Porto, & Morais, (2021) mostra que as estratégias de educação em saúde, incluindo programas de orientação e cuidados à voz do professor, têm sido as mais referenciadas pela literatura. Os estudos analisados apontam que as intervenções descritas adotaram questionários de auto avaliação devidamente testados, validados e padronizados para verificar os efeitos obtidos. Além disso, exercícios também têm sido aplicados, especialmente, os respiratórios, de relaxamento, resistência, projeção vocal, semioclusão de trato vocal, aquecimento e desaquecimento vocal. Verificaram, ainda, a diversidade de estratégias de promoção da saúde vocal voltadas ao professor, bem como variação temporal e nas formas de verificação dos efeitos. Apesar disso, a maioria dos programas mostram-se eficazes, uma vez que levam à melhora da performance vocal da população assistida.
Assim, verifica-se que a grande quantidade de informações científicas produzidas e veiculadas na área da saúde vocal requer dos especialistas um olhar atento para as evidências que possam auxiliar na resolução de problemas e otimizar os processos de promoção da saúde, prevenção e cuidados clínicos. Nesse contexto, os artigos de revisão, auxiliam na fundamentação teórica de um determinado assunto, na tomada de decisão e na aplicação das melhores práticas no contexto de atuação profissional (Ercole, Melo, & Alcoforado, 2014).
Historicamente, a maior parte da produção científica na área de saúde vocal inclui pesquisas quantitativas.
Nessa perspectiva, deixam-se de lado percepções, sentimentos, sentidos e outros aspectos importantes para sensibilizar a comunidade científica sobre a importância das pesquisas qualitativas no aprofundamento do olhar sobre o tema e na busca de soluções mais eficazes e contextualizadas voltadas à saúde vocal do professor. Assim, para nortear a elaboração deste artigo, questiona-se: O que a literatura evidencia sobre os estudos qualitativos que versam sobre a saúde vocal do professor? Quais as naturezas desses estudos, seus métodos científicos e o que têm abordado?
Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi investigar os principais temas e abordagens metodológicas dos estudos qualitativos sobre saúde vocal do professor.
2. Metodologia
Trata-se de uma revisão integrativa realizada de janeiro a março de 2023 por um grupo de pesquisadoras da área de saúde vocal. Esse método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas anteriores sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente, proporcionando a síntese de conhecimentos e a incorporação da aplicabilidade dos resultados de estudos significativos na prática (Penha et al., 2019). Para a realização do estudo, foram contempladas as seguintes etapas: escolha do tema e elaboração da pergunta norteadora; definição dos critérios de elegibilidade dos artigos a serem incluídos e excluídos; estratégia de busca, seleção de estudos e extração de dados; e análise dos dados coletados.
A pergunta que direcionou a revisão de literatura foi: “Quais os principais assuntos abordados e características metodológicas das pesquisas qualitativas que versam sobre a saúde vocal dos professores publicadas no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2022?”
Os estudos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão predefinidos. Assim, foram considerados para análise artigos decorrentes de investigações qualitativas ou mistas; com textos completos, em inglês e português, sobre a saúde vocal dos professores; indexados; e selecionados a partir dos principais portais e bancos de dados eletrônicos da área de saúde. Foram excluídas pesquisas exclusivamente quantitativas, revisões sistemáticas, estudos em duplicidade, estudos em que a população de professores não atuava em redes de ensino, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso e estudos que não estavam compatíveis com o tema.
O espaço temporal definido para a busca dos artigos contemplou aqueles publicados de janeiro de 2012 a dezembro de 2022, em revistas científicas indexadas, nos seguintes portais e bases de dados eletrônicas da saúde: MEDLINE-PubMed, Scopus, BVS, Scielo, Embase, Science Direct e Scholar.
A identificação dos descritores foi realizada por meio daplataforma DeCS (Descritores de Ciências em Saúde), os quais foram associados, em português e em inglês, pelo operador booleano “AND”, da seguinte forma: “voz” AND “saúde vocal” AND “professor” AND “estudo qualitativo”; e “voice” AND “vocal health” AND “qualitative study” AND “teacher”.
Os artigos foram selecionados, de forma inicial, com base na triagem dos títulos e resumos. No entanto, quando o título, as palavras-chave e o resumo não tinham informações suficientes para determinar a inclusão do estudo, de acordo com os critérios estabelecidos, uma revisão do texto completo foi realizada. Depois disso, todos os artigos identificados como pertinentes nessa fase foram lidos na íntegra, avaliados e catalogados. Todas as etapas deste estudo foram realizadas de forma independente por dois pesquisadores. Em seguida, avaliaram-se e comparam-se os resultados individuais obtidos pela busca de cada pesquisador. O consenso foi alcançado por meio de uma discussão estabelecida com todos os autores. Um diagrama de fluxo, mostrando o processo de seleção do estudo, é apresentado na Figura 1.
Os dados foram extraídos após a avaliação dos textos completos dos 21 artigos selecionados (Quadro 1). Os resultados que respondem às questões de pesquisa são apresentados no Quadro 2, contemplando: título, autores, ano, tipo, objetivos, estratégia de coleta de dados, análise dos dados, lupa interpretativa e resultados.
3. Resultados
Inicialmente, identificaram-se 364 publicações, das quais foram excluídos 27 artigos, com base no título, resumo e por duplicidade; 42 teses e dissertações; 13 artigos de revisão; cinco estudos exclusivamente quantitativos; e 256 estudos sem alinhamento com o tema, o objetivo e a questão norteadora. Em síntese, 21 artigos foram selecionados para esta revisão, conforme apresenta o Quadro 1.
Fonte: Elaborado pelos autores (2023).
Dentre os estudos selecionados, três estão em Inglês, 11 em Português e sete publicados em ambos os idiomas. Com relação aos métodos de pesquisa,17 artigos são exclusivamente qualitativos e quatro são estudos mistos, trazendo a visão de complementaridade e triangulação, tão importantes para a visualização mais ampla do tema sob investigação. Destaca-se, que a quantidade de estudos qualitativos sobre a saúde vocal do professor ainda é pequena, mas os estudos são bastante relevantes pela possibilidade de uma maior compreensão sobre aspectos perceptuais e subjetivos que os números não conseguem evidenciar (Minayo& Costa, 2018). No Quadro 2, estão apresentadas as principais características dos estudos selecionados.
Fonte: Elaborado pelos autores (2023).
4. Discussão
4.1 Desenho do estudo
Os estudos puramente qualitativos foram verificados em 17 dos 21 artigos inclusos nesta revisão. Somente quatro pesquisas seguiram o desenho misto, dentre os quais, dois (Munier, & Farrell, 2016; Costa et al., 2018) definem-se como mistos, mas apresentam características predominantemente quantitativas. Na maioria dos artigos, não se observam desenhos puros, as descrições metodológicas são mais abertas e sem especificações dos tipos. Porém, notificaram-se estudos com modelagens mais definidas, amparadas pela pesquisa-ação, etnografia, fenomenologia, Interacionismo Simbólico e respresentações sociais. Destaca-se que esses desenhos alinham-se aos objetivos, às estratégias de coleta, análise e interpretação dos dados, como preconiza a perspectiva do “Octeto Fantástico” (Brasil, Oliveira, & Higa, 2022).
A presente revisão de literatura evidenciou que a quantidade de publicações com abordagens qualitativa e/ou mista, que buscam explorar as percepções de professores sobre saúde vocal, programas e tecnologias voltadas a esse assunto, aumentou a partir de 2018. Tal fato pode estar associado a uma maior necessidade de compreensão e aprofundamento sobre o assunto para que possam ser criadas, testadas e implementadas ações mais eficazes e resolutivas (Ercole, Melo, & Alcoforado, 2014). Ademais, a ampliação do reconhecimento da importância da pesquisa qualitativa na saúde pode ser um fator que esteja alavancando esse crescimento (Minayo& Costa, 2018; Brasil, Oliveira, & Higa, 2022).
Além disso, tratando-se da saúde vocal do professor, os dados qualitativos podem ser importantes para projetar uma intervenção adaptada a população-alvo, atendendo às suas necessidades (Aiken & Rumbach, 2018).
4.2 Estratégias de coleta e análise de dados
Após a análise dos artigos incluídos, os passos metodológicos e as estratégias de coleta e análise de dados foram agrupadas e apresentadas nos gráficos constantes nas figuras 2 e 3. Para definir e descrever essas estratégias, foi necessária a leitura em profundidade dos artigos para a compreensão do caminho trilhado pelos autores na construção de seus trabalhos. A entrevista semiestruturada, com ou sem grupo focal, foi a estratégia de predileção em 42% dos estudos. Ao realizar uma entrevista, o pesquisador apóia os questionamentos em teorias e hipóteses que se relacionam ao tema sob investigação, havendo a vantagem de flexibilizar e readaptar rapidamente o conteúdo durante a interação com o público-alvo. Para isso, é necessário o bom planejamento da coleta de dados (Bassora, & Campos, 2010; Minayo& Costa, 2018). Outras estratégias de coleta de dados verificadas nos estudos foram: observação participante, rodas de conversa, e entrevistas abertas.
Alguns estudos, descritos como mistos, mas muito mais quantitativos, ainda aportaram em seus questionários (que são instrumentos para coletas quantitativas), perguntas abertas que favoreceram a captação de percepções e opiniões sobre o assunto em pauta, como ocorre nos artigos de Xavier, Santos, & Silva, (2013), Munier, & Farrell, (2016), Costa et al., (2018), e Medeiros et al., (2020). Entretanto, chama-se a atenção do pesquisador sobre a importância de verificar a profundidade dos dados obtidos a partir dessa estratégia, analisando se estes são capazes de atender aos desígnios de uma boa pesquisa qualitativa.
A análise de conteúdo esteve presente em 62% dos artigos inclusos nesta revisão, mostrando ser uma estratégia bem compreendida pela comunidade científica e bastante adequada aos estudos na área de saúde vocal. Nessa perspectiva, a possibilidade de categorizar e eleger temáticas de análise facilita o processo de organização dos achados e a interpretação, uma vez que favorece a associação mais objetiva entre o que se pretende alcançar (objetivos) e o que de fato se obteve (resultados) (Gomes, 2016). Como nos dizem Minayo, & Costa, (2018) e Gomes, (2016), a análise de conteúdo não é simplesmente uma técnica, mas constitui um método por ser resultado de várias etapas procedimentais que favorecem recuperar, nas falas, o verbal, o não-verbal, além de toda representação captada pelo pesquisador (Bassora, & Campos, 2010).
4.3 Lupa Interpretativa
As bases teóricas que nortearam as interpretações dos dados não foram descritas claramente na metodologia da maioria dos artigos. Verificou-se que 12 estudos amparam a interpretação de dados na própria literatura que versa sobre o tema investigado; porém, alguns grupos de pesquisadores mais afeitos e familiarizados com a pesquisa qualitativa adotam e evidenciam em seus textos essa “lupa interpretativa”, que nada mais é do que o referencial teórico que ampara o “ponto de vista” da análise. Assim, no Quadro 2, é possível observar os registros de estudos respaldados pelo Interacionismo Simbólico, Fenomenologia, Hermenêutica, Semiótica, Salutogênese, Representações Sociais, Preceitos da Atenção Primária à Saúde, entre outros. Destaca-se, entretanto, que as lupas interpretativas mais recorrentes foram amparadas na literatura especializada sobre os temas abordados seguidas das abordagens fenomenológicas.
Importante lembrar que o referencial teórico-metodológico adotado pelos autores deve aparecer explicitamente nos métodos, uma vez que sustenta a coleta, a análise e a interpretação dos dados (Minayo & Costa, 2018; Brasil, Oliveira, & Higa, 2022).
4.4 Objetivos e temas mais abordados nos resultados
Os principais objetivos dos artigos selecionados referem-se as percepções de professores ou profissionais de saúde sobre: propostas de intervenção e promoção da saúde vocal; fatores que interferem na saúde vocal; associação entre saúde vocal e trabalho; associação entre saúde vocal e qualidade de vida; avaliação de tecnologias e estratégias voltadas a promoção da saúde vocal; e atuação do fonoaudiólogo na saúde vocal do professor.
Os sintomas vocais mais citados nos artigos foram cansaço ao falar, esforço para falar, rouquidão e falha na voz. A falta de tempo foi o motivo relatado com maior frequência para a não adesão dos professores aos programas de saúde vocal ou para a não realização dos exercícios de aquecimento ou desaquecimento vocais. A indisciplina dos alunos e a competição sonora foram os fatores mais associados ao aumento do esforço fonatório. As estratégias adotadas pelos professores para o cuidado com a voz relacionam-se a hidratação e a mudança de hábitos alimentares. Os professores também relataram melhora da percepção das condições vocais após receberem orientações e palestras. Foi unânime a conclusão de que os programas de saúde vocal devem incluir toda a comunidade acadêmica (gestores, pais, alunos e professores)e que são requeridas mudanças nas condições e no ambiente de trabalho para a redução da competição sonora e do esforço fonatório. Além disso, hábitos de vida saudáveis (regularidade do sono, alimentação saudável, atividade física, entre outros) são considerados pelos professores participantes dos estudos avaliados como fundamentais para redução do estresse mental, físico e melhora dos aspectos sociais.
Todos esses dados convergem com a literatura nacional e internacional sobre o tema (Jesus, Ferrite, Araújo, & Masson, 2020), mostrando a importância dos estudos qualitativos (Brasil, Oliveira, & Higa, 2022; Ercole, Melo, & Alcoforado, 2014) para o maior aprofundamento e compreensão dessas questões.
5. Conclusões
A revisão integrativa realizada permitiu a compilação dos assuntos abordados e das características das temáticas e da metodologia das pesquisas qualitativas que versam sobre a saúde vocal do professor, especialmente no que se refere aos objetivos, estratégias de coleta e análise de dados, além da lupa interpretativa, o que responde a questão de pesquisa deste artigo. Verificou-se o crescimento da quantidade de estudos qualitativos, a partir de 2018, na área de saúde vocal do professor.
Observa-se a necessidade de ampliar a diversidade dos desenhos dos estudos qualitativos realizados nessa área, pois os artigos revelam que há uma concentração das formas de coletar e analisar os dados. Ademais, a maioria dos artigos não deixa clara a “lupa interpretativa” utilizada, fazendo com que o leitor precise inferir que a literatura sobre o tema é o guia analítico.
A importância dessa revisão integrativa consiste em sensibilizar os pesquisadores que estudam saúde vocal do professor para ampliar o olhar e considerar a pesquisa qualitativa como uma estratégia que os permite uma compreensão mais profunda do problema, de forma a buscar respostas e soluções com base nos sentidos e nas percepções de quem vivencia esse contexto.