8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

PEREIRA, Aquiles Dacêncio et al. Os sentidos da reunião de equipe de uma unidade de internação pediátrica: Compreensão de profissionais e gestoras. []. , 8, pp.226-233.   17--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.226-233.

Introdução: A atuação em equipe é considerada um processo de trabalho para executar atividades de modo mais eficiente do que quando realizadas individualmente. Na área da saúde, esta proposta contribui para reorganizar o trabalho, com assistência mais integral e resolutiva aos usuários. Assim, a existência de reuniões de equipe de saúde instituídas formalmente pode garantir maior integralidade da atenção. Objetivos: Compreender quais são as percepções e vivências acerca da reunião de equipe para profissionais e gestoras de uma Unidade de Internação de Pediatria Clínica (UIPC). Métodos: Estudo de vertente qualitativa, organizado em dois momentos: Grupo Focal com os integrantes da reunião de equipe, totalizando nove profissionais, e entrevistas individuais por meio de roteiro semiestruturado com as gestoras, totalizando quatro profissionais. A análise dos dados ocorreu sob a ótica da Análise de Conteúdo - modalidade temática. Resultados: Os profissionais e as gestoras entendem como muito importante a manutenção e a ampliação do espaço da reunião de equipe, considerado referência para o cuidado em saúde ao possibilitar reflexões sobre o trabalho e as necessidades de saúde dos usuários, com maior resolutividade das intervenções. Entretanto, identificam entraves para este processo, uma vez que é necessário estar aberto à escuta e considerar o saber do outro. Também compreendem que a participação dos estudantes é imprescindível para o aprendizado acerca da integralidade do cuidado e que a gestão constitui uma importante aliada para valorização deste espaço. Conclusões: Considerando a pesquisa qualitativa, a coleta dos dados por meio das técnicas de Grupo Focal e de entrevista semiestruturada propiciou reflexões que possibilitaram ao grupo elencar estratégias de enfrentamento a obstáculos e identificar os benefícios do processo de reunião de equipe, com acompanhamento dinâmico da gestão e valorização deste processo de construção.

: Equipe de Assistência ao Paciente; Gestão de Recursos da Equipe de Assistência à Saúde; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Assistência Hospitalar; Pesquisa Qualitativa..

        · |     ·     · ( pdf )