9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CAMPOS, Edemilson Antunes de. Etnografia Virtual em Alcoólicos Anônimos em Tempos de Pandemia: Desafios Teóricos e Metodológicos. []. , 9, pp.102-109.   16--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.102-109.

^a

O objetivo deste artigo é compreender como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em meio à pandemia, por meio de uma etnografia virtual em grupos de A.A. no Brasil. Realizou-se uma etnografia virtual em reuniões de recuperação online de grupos de A.A., localizados na Cidade de São Paulo-Brasil e entrevistas, via formulário Google Forms, com membros A.A de diversas cidades brasileiras. Com a pandemia, a etnografia migrou para o espaço virtual, o que tem provocado certos tensionamentos em relação à clássica noção de trabalho de campo em antropologia, ao emprego de técnicas de coleta de dados, tais como a observação participante e as modalidades de entrevistas. Busca-se, assim, contribuir para a compreensão da maneira como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em reuniões de recuperação online e, por essa via, dos desafios teóricos e metodológicos da etnografia virtual em tempos de pandemiaO objetivo deste artigo é compreender como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em meio à pandemia, por meio de uma etnografia virtual em grupos de A.A. no Brasil. Realizou-se uma etnografia virtual em reuniões de recuperação online de grupos de A.A., localizados na Cidade de São Paulo-Brasil e entrevistas, via formulário Google Forms, com membros A.A de diversas cidades brasileiras. Com a pandemia, a etnografia migrou para o espaço virtual, o que tem provocado certos tensionamentos em relação à clássica noção de trabalho de campo em antropologia, ao emprego de técnicas de coleta de dados, tais como a observação participante e as modalidades de entrevistas. Busca-se, assim, contribuir para a compreensão da maneira como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em reuniões de recuperação online e, por essa via, dos desafios teóricos e metodológicos da etnografia virtual em tempos de pandemia.

^lpt^a

The purpose of this article is to understand how A.A. members carry out the treatment of alcoholism in the midst of the pandemic, through a virtual ethnography in A.A. groups in Brazil. A virtual ethnography was carried out in online recovery meetings of A.A. groups, located in the City of São Paulo-Brazil and interviews, via Google Forms, with A.A members from several Brazilian cities. With the pandemic, ethnography migrated to the virtual space, which has caused certain tensions in relation to the classic notion of fieldwork in anthropology, to the use of data collection techniques, such as participant observation and interview modalities. Thus, it seeks to contribute to the understanding of the way in which A.A. members carry out the treatment of alcoholism in online recovery meetings and, in this way, the theoretical and methodological challenges of virtual ethnography in times of pandemic.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )