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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

MATOS, Mariana    RIBEIRO, José Carlos. Matrizes de Referências para Observações Não Participantes e para Registros de Diários de Campos em Processos Interacionais de Apresentação de Si na Plataforma Digital Instagram: Uma Proposta Metodológica. []. , 14, e572.   01--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e572.

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Este artigo apresenta modelos de matrizes de referências para observações não participantes e para registros de diários de campos, tendo como base uma coleta de dados realizada na plataforma digital Instagram. Tais matrizes são propostas como possibilidades metodológicas que visam sistematizar os procedimentos de análise dos elementos que compõem o processo interacional de apresentação de si ocorrido neste lócus. Como uma das principais plataformas digitais atuais, o Instagram oferece diversos recursos e funcionalidades que viabilizam e promovem a vivência, por parte de seus usuários, de processos interacionais particulares, dentre os quais destaca-se o das apresentações de si. Deste modo, visa-se ampliar os métodos disponíveis para estudos deste processo através da proposição de (1) matriz de referência para observações não participantes no Instagram, construída a partir da combinação de elementos teóricos e empíricos significativos para o processo de análise pretendido, e de (2) matrizes de referência para registros de notas em diários de campo, estruturadas para serem utilizadas, de forma complementar, em três formatos: registros de notas descritivas, registros de notas reflexivas e registros de notas metodológicas. Conclui-se que, para que sejam atendidos de forma mais abrangente, sugere-se que estudos que envolvam observações não participantes de perfis no Instagram, cuja finalidade esteja na análise e compreensão do processo de apresentação de si, considerem as particularidades que envolvem os ambientes digitais e os recursos oferecidos pela plataforma. Sendo assim, esta proposição metodológica de utilização de matrizes referenciais específicas, construídas e ancoradas nas especificidades do(s) ambiente(s) e na revisão teórica do(s) processo(s) interacional(is) explorado(s), apresenta-se como uma estratégia adicional oportuna para a realização de pesquisas relacionadas à investigação do tema.

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This article presents models of reference matrices for non-participant observations and for field diary records, based on data collection carried out on the digital platform Instagram. Such matrices are proposed as methodological possibilities that aim to systematize the procedures of analysis of the elements that make up the interactional process of self- presentation that took place in this locus. As one of the main current digital platforms, Instagram offers several resources and functionalities that enable and promote the experience, on the part of its users, of particular interactional processes, among which self- presentation stands out. In this way, the aim is to expand the available methods for studies of this process through the proposition of (1) a reference matrix for observations not participating in Instagram, built from the combination of theoretical and empirical elements that are significant for the intended analysis process, and of (2) reference matrices for notes records in field diaries, structured to be used, in a complementary way, in three formats: descriptive notes records, reflective notes records and methodological notes records. It is concluded that, in order to be attended to in a more comprehensive way, it is suggested that studies involving non-participant observations of profiles on Instagram, whose purpose is to analyze and understand the process of self-presentation, consider the particularities that involve the environments and the resources offered by the platform. Therefore, this methodological proposition of using specific referential matrices, built, and anchored in the specifics of the environment(s) and in the theoretical review of the interactional process (es) explored, presents itself as an opportune additional strategy for conducting research related to the investigation of the topic.

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