SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9Digital Activism from the Perspective of NGO and Young PeopleRethinking the Methodological Path of Ethnographic Research in Times of a Pandemic: A Brief Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

CAMPOS, Edemilson Antunes de. Etnografia Virtual em Alcoólicos Anônimos em Tempos de Pandemia: Desafios Teóricos e Metodológicos. NTQR [online]. 2021, vol.9, pp.102-109.  Epub Dec 16, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.102-109.

O objetivo deste artigo é compreender como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em meio à pandemia, por meio de uma etnografia virtual em grupos de A.A. no Brasil. Realizou-se uma etnografia virtual em reuniões de recuperação online de grupos de A.A., localizados na Cidade de São Paulo-Brasil e entrevistas, via formulário Google Forms, com membros A.A de diversas cidades brasileiras. Com a pandemia, a etnografia migrou para o espaço virtual, o que tem provocado certos tensionamentos em relação à clássica noção de trabalho de campo em antropologia, ao emprego de técnicas de coleta de dados, tais como a observação participante e as modalidades de entrevistas. Busca-se, assim, contribuir para a compreensão da maneira como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em reuniões de recuperação online e, por essa via, dos desafios teóricos e metodológicos da etnografia virtual em tempos de pandemiaO objetivo deste artigo é compreender como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em meio à pandemia, por meio de uma etnografia virtual em grupos de A.A. no Brasil. Realizou-se uma etnografia virtual em reuniões de recuperação online de grupos de A.A., localizados na Cidade de São Paulo-Brasil e entrevistas, via formulário Google Forms, com membros A.A de diversas cidades brasileiras. Com a pandemia, a etnografia migrou para o espaço virtual, o que tem provocado certos tensionamentos em relação à clássica noção de trabalho de campo em antropologia, ao emprego de técnicas de coleta de dados, tais como a observação participante e as modalidades de entrevistas. Busca-se, assim, contribuir para a compreensão da maneira como os membros de A.A. realizam o tratamento do alcoolismo em reuniões de recuperação online e, por essa via, dos desafios teóricos e metodológicos da etnografia virtual em tempos de pandemia.

Keywords : Alcoólicos Anônimos; Covid-19; Etnografia Virtual; Pandemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )