Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Diacrítica
Print version ISSN 0807-8967
Abstract
CARVALHO, Maria José. Sobre as origens de [u] átono no Português europeu contemporâneo: variação, mudança e dimensões sociocognitivas. Diacrítica [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.171-231. ISSN 0807-8967.
Com este estudo, pretende-se determinar o valor de /o/ átono no português medieval, em posição interior e final de palavra, num corpus documental oriundo da zona Centro-litoral portuguesa. Argumentaremos que, em interior de palavra, o contexto consonântico é bastante mais importante na mudança [o] > [u] do que o contexto vocálico referido por Herculano de Carvalho. Demonstrar-se-á que, nesse contexto, a realização [u] do português europeu remonta ao século XIII, tendo-se difundido gradualmente no interior do léxico (de acordo com as combinações fonemáticas), e que a consciência dessa mudança deverá ter começado em finais do século XIV, muito antes do testemunho setecentista de Luís Caetano de Lima. Através de numerosas abonações que atestam o fechamento (e, por vezes, a perda dessa vogal) ou ainda de fenómenos de hipercorreções gráficas, tentar-se-á provar que, na região em estudo, esta mudança deveria ter-se difundido por volta do segundo quartel do século XV, dando lugar, a partir de meados desse século, à “deriva” linguística. Por fim, reivindica-se o reconhecimento da investigação histórica nos estudos de Linguística Cognitiva, particularmente os que concernem a aprendizagem do sistema ortográfico do português por crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Keywords : História dovocalismo átono; Elevação vocálica; Cognição e mudança linguística; Linguística sociocognitiva; Mudança linguística e standardização.