SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue75International protection revisited: The European Union solutions for the protection of displaced people from the Ukraine war in a context of ‘multiple refugee crises’Networks, interconnections and migratory systems in an Atlantic and European Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

STRUNGARI, Carolina  and  RODRIGUES, Teresa Ferreira. Regime de Proteção Internacional. Fragilidades no acolhimento e integração de refugiados: Portugal (2010-2020). Relações Internacionais [online]. 2022, n.75, pp.63-85.  Epub Sep 30, 2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.75a05.

O fenómeno migratório faz parte da história humana e nos últimos anos aumentou de intensidade e volume. Um amplo conjunto de estruturas procura reduzir os efeitos negativos aliados ao processo de migração, sobretudo para os mais débeis, que deixam o seu país de origem devido a conflitos, violações dos respetivos direitos ou perseguições. Este artigo analisa o Regime de Proteção Internacional a nível global, regional e nacional, para entender de que forma a Organização das Nações Unidas e a União Europeia influenciam a adoção de políticas de acolhimento e integração de refugiados em Portugal e avaliar as fragilidades deste processo no caso nacional.

Keywords : União Europeia; Portugal; requerentes de asilo; refugiados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )