206 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

QUEIROS, João. Precariedade habitacional, vida quotidiana e relação com o Estado no centro histórico do Porto na transição da ditadura para a democracia. []. , 206, pp.102-133. ISSN 0003-2573.

Tomando como ponto de partida uma caracterização sucinta da realidade social do centro histórico do Porto nos últimos anos do “Estado Novo”, e considerando, em particular, a configuração da ação estatal e as modalidades muito diferenciadas de participação social e política típicas dos agentes sociais locais no período anterior ao derrube da ditadura e nos anos imediatamente posteriores ao 25 de abril de 1974, propõem-se neste artigo alguns contributos analíticos para um aprofundamento do debate sociológico em torno da relação que, na cidade contemporânea, as classes populares vêm estabelecendo com as instâncias estatais e o universo das tomadas de posição cívicas e políticas.

: habitação; vida quotidiana; classes populares; Estado; centro histórico do Porto.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License