115 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

MENDES, Thiago M.    CARVALHO, Luís. Geografias da produção de conhecimento em coronavírus: uma análise global e dos países lusófonos. []. , 115, pp.43-51.   31--2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20335.

^a

Este trabalho apresenta algumas reflexões iniciais a respeito da evolução das geografias da produção de conhecimento científico sobre Coronavírus antes e durante os primeiros cinco meses da crise epidémica de 2020. A comparação com trabalhos desenvolvidos recentemente sugere uma relação entre a centralidade dos países nas redes de coautoria científica e as suas respetivas posições ao longo da difusão epidemiológica global do Coronavírus. Sobre o caso específico dos países lusófonos, até ao presente momento, eles permanecem numa posição periférica no contexto global, ainda que a crise tenha ampliado as suas produtividades relativas e integração na rede global. Sugere-se, desta forma, que a crise epidémica alterou a posição dos países nas redes de produção de conhecimento, influenciando as suas capacidades de produção, intermediação e acesso ao conhecimento.

^lpt^a

This paper explores the changing geographies of scientific knowledge production about the coronavirus disease, before and five months after the current epidemic outbreak. A comparison with recent research suggests a link between a country’s knowledge production centrality in scientific co-authorship networks and their respective positions throughout the global epidemiological spread of the Coronavirus. Specifically, regarding Portuguese-speaking countries, until now, they remain in a peripheral position in the global context, although the crisis has increased their relative productivity and integration in the global network. These results suggest that epidemic outbreaks changed the countries’ positions in global knowledge systems influencing their abilities to produce, intermediate and access global knowledge.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )