24 3Maisons diasporas et maisons locales: mobilités haïtiennes et réseaux transnationauxFrom ‘our pot’ to ‘my pot’: reflections on ownership and long-term fieldwork with the Suyá/ Ksêdjê 1971-2019 
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Etnográfica

 ISSN 0873-6561

MOTTA, Eugênia. Uma casa boa, uma casa ruim e a morte no cotidiano. []. , 24, 3, pp.775-795. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.9603.

^lpt^aA proposta do texto é refletir sobre a morte como um processo vivido, compartilhado, duradouro e cotidiano. Trata de duas mortes, a de uma mulher e a de seu filho. A distinção que ela fazia entre uma casa “boa” e uma casa “ruim” revela um universo moral em torno da aspiração por um futuro bom, da construção de pessoas boas e da manutenção de relações de proximidade. Mostro como a atribuição de agência recíproca entre casas e pessoas expressa o sucesso ou fracasso de manter o fluxo da vida nessa direção. Essas aspirações e planos coletivos se articulam ao governo da e na favela, expresso por uma espacialidade específica ligada ao comércio de drogas proibidas. Descrevo também como as casas participam do morrer no cotidiano, mobilizando pessoas, coisas e dinheiros em torno do cuidado com o moribundo. O morrer de uma pessoa é considerado um processo crítico, capaz de revelar a verdade de afetos, promover novas relações e romper outras. Essa criticidade se estende ao fazer etnográfico, ao colocar o sofrimento como um fator central na relação com os interlocutores em campo. Argumento que o texto promove um duplo movimento interpretativo, tanto etnográfico quanto íntimo, em busca de sentido para a morte.^len^aThe purpose of the text is to reflect on death as a lived, shared, lasting and everyday process. It deals with two deaths, that of a woman and her son. The distinction she made between a “good” house and a “bad” house reveals a moral universe around the aspiration for a good future, the construction of good people and the maintenance of relationships of proximity. I show how the attribution of a reciprocal agency between houses and people, expresses the success or failure in maintaining the flow of life in this direction. These collective aspirations and plans are articulated to the government of and in the favela, expressed by a specific spatiality linked to the prohibited drug trade. I also describe how houses participate in dying in everyday life by mobilizing people, things, and money around the caring for the dying. A person’s death is consid¬ered a critical process, capable of revealing the truth of affections, promoting new relationships and breaking others. This criticality extends to doing ethnography by placing suffering as a central factor in the relationship with interlocutors in the field. I argue that the text promotes a double interpretive movement, both ethnographic and intimate, in search of meaning for death.

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