27 2Recorrer-hilar es resistir: subjetividades etnogenéricas y luchas de las indígenas misak (Colombia) contra la desposesión violenta de tierras y el epistemicidioMateria etnográfica: de la observación de las técnicas a la técnica de la observación 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

NOVO, Marina Pereira. Expandindo conexões espaço-temporais: reflexões acerca de transformações recente em uma aldeia Kalapalo. []. , 27, 2, pp.447-469.   22--2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.13861.

Pretendo, neste texto, discutir algumas das implicações de um processo de aproximação dos Kalapalo em relação ao “mundo dos brancos”. Meu foco está principalmente na abertura de uma estrada ligando a aldeia Aiha a um município vizinho, e na criação de um ponto de conexão com a internet, na mesma aldeia. Ambos os processos estão diretamente relacionados à ampliação do fluxo de dinheiro na aldeia e vêm produzindo significativas transformações no cotidiano da aldeia, desde meados de 2018. Meu argumento é de que esses elementos - o dinheiro, a estrada e a internet - estabelecem novas conexões espaço-temporais, aproximando territórios e pessoas antes desconectados. Com isso, cria-se uma noção ampliada de território, que passa a incluir novos espaços e relações e que se expande para muito além das fronteiras do Território Indígena do Xingu (TIX).

: povos ameríndios; transformações; território; estradas; Alto Xingu; Kalapalo.

        ·     ·     · ( pdf )