6 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

BRUZI, Alessandro et al. Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratório. []. , 6, 2, pp.179-187. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO efeito de diferentes números de demonstrações na aquisição de habilidades motoras ainda não está claro. Isto incentivou a investigação do efeito do número de demonstrações na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. Quatorze sujeitos foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos: uma demonstração (D1), duas (D2), quatro (D4) e oito (D8). O experimento constou de três fases: aquisição, com 70 tentativas do arremesso "profissional", a 2,37m do alvo; teste de transferência após 3 minutos, com 10 tentativas da pegada em "V", a 3,37m; e teste de retenção da aquisição, com 10 tentativas, após 10 minutos. Na análise do padrão de movimento, pela moda, não se detectou diferença significativa intergrupos (p>0,05) e detectou-se, no índice de variabilidade do padrão de movimento (IVP), diferença intergrupos no bloco 1 do teste de retenção, sendo 4 e 8 demonstrações superiores. Os resultados mostram que todos os grupos foram semelhantes na aprendizagem da tarefa. Além disso, 4 e 8 demonstrações apresentaram uma maior flexibilidade no padrão de movimento.^len^aThe effect of the number of demonstrations on motor skill learning isn’t clear. This originated the present research about the effect of the number of demonstrations on a dart throwing learning task. Fourteen subjects were randomly divided into four groups: one (D1), two (D2), four (D4) and eight (D8) demonstrations. This study had three phases: (1) acquisition, with 70 trials of "professional" dart throwing, 2,37m far from the target; (2) transfer test after three minutes, 10 trials with "V" dart throwing, 3,37m far from the target; (3) acquisition retention test, 10 trials, after ten minutes. Kruskal-Wallis test didn’t show significant differences (p>0,05) among the movement patterns of the different groups. However, differences among the movement pattern variability index (IVP) of the different groups in the first block of retention test were found, corresponding the best performances to D4 and D8 groups. Results also evidentiated that all groups were similar on the motor skill learning. Despite of this, groups D4 and D8 showed more movement pattern flexibility.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )