67 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Relações Internacionais (R:I)

 ISSN 1645-9199

FIGUEIRAS, Rita. Populismo: Um instrumento dos média e das plataformas digitais?. []. , 67, pp.27-40.   31--2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a03.

^a

Este ensaio debate o modo como a reconfiguração neoliberal dos média ocidentais os tem tornado cúmplices, ainda que involuntários, de projetos políticos e estratégias de comunicação populistas. Se essa cumplicidade é facilmente explicada por razões económicas, neste ensaio pretendemos refletir sobre a institucionalização de uma lógica cultural reconfiguradora do projeto democrático dos média. Deste modo, o ensaio argumenta que a expansão de um ethos neoliberal na indústria dos média representa um recuo para a tradição de responsabilidade social e, simultaneamente, uma oportunidade para a propagação do populismo enquanto ideologia. Por sua vez, esta mudança instiga a adoção de estratégias de comunicação populistas pela política mainstream.

^lpt^a

In this essay the neoliberal morphing of Western media is debated. This transformation has turned them, even if unwittingly, into accomplices of populist political projects as well as of populist communication strategies. If this complicity is easily explained by economic factors, the essay aims at debating the role of the new neoliberal cultural logic in the reshaping of the media as a democratic institution. Hence, the paper argues that the expansion of a neoliberal ethos within the media industry represents both a reversal to the social responsability tradition of the media and an opportunity for populism to be spread as an ideology. In turn, this change leads also to the adoption of populist communication strategies within mainstream politics.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )