67 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Relações Internacionais (R:I)

 ISSN 1645-9199

FIGUEIRAS, Rita. Populismo: Um instrumento dos média e das plataformas digitais?. []. , 67, pp.27-40.   31--2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a03.

Este ensaio debate o modo como a reconfiguração neoliberal dos média ocidentais os tem tornado cúmplices, ainda que involuntários, de projetos políticos e estratégias de comunicação populistas. Se essa cumplicidade é facilmente explicada por razões económicas, neste ensaio pretendemos refletir sobre a institucionalização de uma lógica cultural reconfiguradora do projeto democrático dos média. Deste modo, o ensaio argumenta que a expansão de um ethos neoliberal na indústria dos média representa um recuo para a tradição de responsabilidade social e, simultaneamente, uma oportunidade para a propagação do populismo enquanto ideologia. Por sua vez, esta mudança instiga a adoção de estratégias de comunicação populistas pela política mainstream.

: jornalismo; populismo; tecnologia; comunicação política..

        ·     · |     · ( pdf )