69 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Relações Internacionais (R:I)

 ISSN 1645-9199

HOFF, Natali    BLANCO, Ramon. A construção da paz enquanto normalização internacional: Uma análise crítica do caso iraquiano. []. , 69, pp.121-141.   31--2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.69a08.

^a

Este artigo analisa criticamente o processo de (re)construção do Estado no Iraque após a invasão do país em 2003 a partir das contribuições teóricas e conceituais de Michel Foucault. A (re)construção do Estado é entendida como um dispositivo de normalização de Estados em escala global e a análise se concentra na atuação da Autoridade Provisória da Coalizão (CPA, na sigla inglesa). O engajamento da CPA na (re)construção do Iraque é compreendido como uma tentativa de conduzir o comportamento do Estado, por meio da disciplina, e da população iraquiana, por meio do governo e da biopolítica, com o objetivo de normalizar as suas condutas em direção a um fim determinado - fazê-los se assemelhar a entidades liberais e democráticas.

^lpt^a

This article critically analyzes the process of state-building undertaken in Iraq after the 2003 invasion from the theoretical and conceptual contributions of Michel Foucault. The state-building is understood as a normalizing dispositif directed towards ‘post-conflict’ states which operates through the pursuit of disciplining such state and exercising a government as conduct of conduct. The analysis focuses on the role of the Coalition Provisional Authority (CPA). The CPA engagement in the (re) construction of Iraq is understood as an attempt to drive state behavior through discipline and the Iraqi population through government and biopolitics to normalize their conduct towards a certain end - to make them resemble liberal and democratic entities.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )