18 2On-table Zenith® CE Fenestrated Stent Graft modification for the treatment of delayed type Ia Endoleak 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

SOARES, Tiago; DIAS, Paulo; SAMPAIO, Sérgio    TEIXEIRA, José. Doença cística adventicial da artéria popliteia: excisão sem reconstrução arterial. []. , 18, 2, pp.95-97.   30--2022. ISSN 1646-706X.  https://doi.org/10.48750/acv.460.

Introdução:

A doença cística da adventícia é uma condição vascular rara e que afeta na maioria dos casos a artéria poplítea. Habitualmente cursa com claudicação intermitente durante o exercício.

Caso clínico:

Descreve-se um caso clínico de uma doente com doença cística da adventícia da artéria poplítea. A apresentação clínica foi sob a forma de claudicação intermitente gemelar direita. Procedeu-se ao tratamento cirúrgico, por abordagem posterior, com exérese do quisto mantendo a integridade da parede luminal. Assim, não se verificou a necessidade de reconstrução arterial.

Discussão:

Possíveis etiologias incluem traumatismo, doença sistémica, doença sinovial ou alterações do desenvolvimento embrionário. O tratamento depende do vaso afetado e a remoção do quisto com preservação ou substituição arterial tem apresentado resultados promissores. O seguimento a longo prazo é mandatório, atendendo ao risco de recidiva.

: Doença cística da adventícia; claudicação; doença vascular não aterosclerótica; artéria poplítea.

        · |     · ( pdf )