2Grupos de Discusión y HJ-Biplot: Una Nueva Forma de Análisis Textual 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

COSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo    LOUREIRO, Maria João. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. []. , spe2, pp.1-18. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.e2.1-18.

No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere - “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação.

: Modelo 4C; Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador; Courseware Sere; Coordenação.

        ·     · |     · ( pdf )